02 setembro, 2010

Chamem palhaços e acrobatas

Já se sabia que Portugal era um circo, mas as duas super-produções de Queiroz e da Casa Pia têm dado muito trabalho a uma nova geração de palhaços e acrobatas. Amanhã teremos um daqueles dias históricos de overdose e histeria informativa. Será bom analisar os que se vão espalhar ao comprido. Garantidamente todos. Condenações também vão haver algumas. Faz parte. Também era o que faltava após 8 anos a gastar tanto dinheiro ao erário público. Registo duas frases de Hugo Marçal, um dos arguidos, numa das enésimas entrevistas concedidas nos últimos dias às televisões: «as crianças mentem com os dentinhos todos» e «no meu livro vou partir a loiça toda»(sic). São soundbytes desta dimensão que nos fazem viver diariamente sempre confiantes que este país tem futuro.

Da e para a Líbia com negócios

Intrigante. Depois de visitar os petizes, Sócrates partiu para a Líbia para conversações e negociatas com o democrata Khadafi. A notícia é que o primeiro-ministro visita Tripoli pela quarta vez em 5 anos. Provavelmente no tempo que leva do seu governo não pisou tantas vezes solo madeirense, que por acaso é Portugal. Por falta de agenda, seguramente.

Portugal dos pequeninos


Para além das maldades que tem feito aos portugueses nos últimos cinco anos, não se confirma, apesar das imagens o sugerirem, que Sócrates coma criancinhas ao pequeno-almoço. O Primeiro-Ministro continua no roteiro das creches, certamente em articulação e «cooperação estratégica» com Belém, visto quer foi o Presidente Cavaco que apelou para que os portugueses procriem sem cessar.