19 junho, 2012

Morreu o ditador que acreditou ser faraó

O destino dos tiranos que capitulam é invariavelmente um destes: ou são mortos em combate, ou enforcados sumariamente, ou suicidam-se ou morrem pouco depois de presos por problemas de saúde. Hosni Mubarak, o ditador que julgou ser o faraó, esteve 30 anos no poder e foi condenado a cadeia perpétua após o imparável movimento da primavera árabe no Egipto. Morreu hoje, como preso comum, depois de ter sido herói de guerra.

Os passeios da mulher de César

A mulher do César foi com dois assessores até ao Canadá a expensas do pagode. Viajaram, alugaram carro, comeram, beberam e dormiram, subtraindo 27 mil euros ao erário público. Isto foi em 2010, já o barco estava a afundar-se. O Tribunal de Contas denuncia o caso agora. Não há dinheiro, não há palhaço. Se quiserem fazer visitas oficiais ao estrangeiro, contactem as comunidades no estrangeiro por video-conferência. Fica baratinho e ninguém abusa.

Acrobacias e cozinhados

A Suécia sai do Euro 2012, mas Ibrahimovic marcou o golo do torneio com a acrobacia que a foto documenta. A anfitriã Ucrânia foi eliminada, mas não saiu convencida. Nem um árbitro em cima da linha conseguiu ver que a bola tirada por John Terry ultrapassou claramente a linha de golo. O resultado podia ter sido outro. Platini, o presidente da UEFA, já desejou um Espanha-Alemanha na final de Kiev. Veremos se o cozinhado ficará bem preparado.

A entidade dos amigos e das amigas

 O «Expresso» avança que a ERC vai ilibar o ministro Relvas das alegadas pressões do governante a jornalistas do «Público». Nada de estranhar. Um dos elementos da entidade reguladora, a ex-jornalista da SIC Raquel Alexandra, reconhece ter uma relação de amizade com o ministro, mas rejeita que isso influencie qualquer decisão final. É tudo gente séria.