01 outubro, 2008

Um monumento que salta à vista

Não é modelo, mas bem que podia ser. É um verdadeiro monumento, e não apenas desportivamente falando. Bate recordes do mundo nos seus saltos à vara, como quem bebe um copo de água. Chama-se Yelena Insinbayeva e recebeu por segunda vez o prémio da melhor atleta europeia do ano.

Hino à xenofobia

O novo outodoor do Partido Nacional Renovador (PNR) já anda nas praças da cidade. Mais um hino à xenofobia, em que uma ovelha branca expulsa umas ovelhas negras do rectângulo nacional. Uma curiosidade assalta-nos: o ressuscitar do PNR acontece, em simultâneo, com o regresso dos Gato Fedorento que, se bem se lembram, se meteram, há um par de anos, com estes amantes da pátria e sofreram ameaças concretas. Coincidência ou pura provocação?

Na dúvida, passa...

A UEFA anunciou uma série de novas recomendações para os árbitros, de entre as quais a que mais se destaca é o reforço da política de em caso de dúvida as decisões sobre os fora-de-jogo favorecerem sempre os atacantes. Monsieur Platini pretende que os off-sides sejam assinalados só com «absoluta certeza». Estão a arranjar um belo caldinho...

O Estado é uma jóia de pessoa

A pedido de muitas famílias o Estado lá divulgou a lista dos seus credores. Como quem não deve não teme, pensava-se que seriam milhares de empresas e outras entidades. Há um ano atrás, o Tribunal de Contas publicou uma lista segundo a qual 41 empresas eram credoras de 5 milhões de euros, devidos pelo Estado. Afinal, são apenas 3 entidades que estão a arder, de entre as quais a Santa Casa da Misericórdia de... Castelo de Paiva. O medo das represálias e a proximidade com a apresentação do Orçamento do Estado desmobilizaram entidades seriamente lesadas pela postura errada do Estado de vir para a praça pública. As farmacêuticas ficaram caladas como um rato. Aguardam, pacientemente, a sua cenoura. Continua o país do «faz de conta».

O novo MB

Nasce amanhã a nova imagem do Multibanco. A campanha vai custar milhões à SIBS. Só se espera que para compensar o investimento, os senhores dos bancos não regressem ao recorrente argumento que é preciso cobrar mais taxas aos portugueses que levantam dinheiro nas caixas ATM.

A frase do dia

«Durante algum tempo e à força de muita propaganda, subsistiu a imagem de eficácia de Sócrates. Com o seu ar sisudo, apropriou-se do arquétipo do político austero, competente, magro na senda de Salazar ou Cavaco Silva (...) Ao cair a máscara, percebe-se que Sócrates é um novo Guterres, disfarçado de Cavaco. Um bom disfarce num óptimo actor. Mas só isso», Paulo Morais, ex-vereador da Câmara do Porto, Jornal de Notícias, 1 de Outubro, 2008

Teoria do recalcamento

Um jornal da Califórnia relata a seguinte história: o actor Sean Penn, interpretando o papel de Harvey Milk, o primeiro político americano a assumir a sua homossexualidade, foi obrigado, por contingências do filme, dirigido por Gus Van Sant e que estreia nos states a 5 de Dezembro, a beijar um colega actor...homem. Conta-se que a sensação foi tão intensa que Penn lembrou-se de...Madonna, sua esposa durante quatro anos, na longínqua década de 80. A SMS enviada à material girl dizia, mais ou menos isto: «Beijei pela primeira vez um homem. Pensei em ti. Não sei porquê». Conta-se também que Madonna respondeu com um seco e irónico: «Parabéns». Desconcertante.