15 dezembro, 2011

Basta cheio!

Mais um concerto, mais um enchente e logo na maior sala de espectáculos portuguesa. O Verão de 69 de Mr. Bryan Adams continua a arrebatar novos e velhos. Siga para bingo!

Celebração com implosão

A RTP, pela boca pelo seu pivô «orelhas», anuncia uma grande operação para o dia de amanhã, para a cobertura da implosão da torre 5 do Bairro do Aleixo, no Porto. Supõe-se que a onda mediática seja surfada pelas outras estações, mas a menos que seja uma metáfora da nação, não se está a ver qual é a histeria para acompanhar um momento que se deve resumir a uns breves segundos em que o prédio vai pelos ares. A menos que estejam todos a celebrar o facto de o dia da demolição coincidir com o da primeira vitória de Rui Rio para a Câmara do Porto, no longínquo dia 16 de Dezembro de 2001.

A frase do dia

«Um país é feito de símbolos e datas como o 1º de Dezembro ou o 5 de Outubro fazem parte da nossa identidade. Nem Salazar se atreveu a tocar no 5 de Outubro», Manuel Alegre, Rádio Renascença Online, 15 Dezembro 2011

Monumental entalamento

Por necessidade profissional voltei a andar de autocarro esta manhã. E eis quando deito um olhar atento sobre a parte inferior de uma das portas de saída e vejo o seguinte alerta: «Atenção: Perigo de entalamento». Não resisti a sorrir. Grande ironia. Só se desconhece se o aviso é para o passageiro utente de autocarros, que vai ficar "agarrado" com a supressão monumental de autocarros da Carris que se adivinha, ou para a própria empresa, em vias de desmantelamento e posterior privatização.

A «bezana»

O caso de Pedro Nuno Santos é claramente de irresponsabilidade, imprudência e uns copitos a mais. Há coisas que até se podem pensar, mas jamais dizer em público, mesmo que o jantar de Natal socialista de Castelo de Paiva fosse um serão em família. Seguro devia muito querer ir passar uns dias à Lapónia, bem longe dos microfones dos jornalistas. O líder parlamentar, Zorrinho, é outro zero à esquerda. Sonso, lá sacou da «metafórica» e «imagética» para defender os excessos do seu colega de bancada. Continuem, meus amigos. A travessia do deserto ainda vai durar uns anos.

Beleza e dramatismo

A beleza da imagem contrasta com o dramatismo do momento. David Villa, o avançado do Barcelona, fracturou a tíbia da perna esquerda durante o primeiro jogo que a equipa catalã disputou no mundial de Clubes, que se realiza no Japão. O espanhol ficará cerca de 6 meses no estaleiro, ficando em risco a sua presença no Europeu 2012.