07 agosto, 2008

Alerta máximo

A obsessão chinesa está a atingir os limites da histeria, especialmente nos aspectos relacionados com a segurança. Os transportes públicos deixam de funcionar 3 horas antes da cerimónia de abertura e os aviões comerciais estão proibidos de levantar ou aterrar até à meia noite, hora local. O estado de ansiedade é grande. O «ninho de pássaro», como é conhecido o estádio olímpico de Pequim, assemelha-se a um enorme bunker de guerra, com 80 chefes de Estado no seu interior, incluindo Bush, Putin e Sarkozy. A longa marcha chinesa começa amanhã, às 20h08 (locais), 13h08, em Lisboa.

Em ponto de mira

Um homem foi detido na Florida por, alegadamente, ter ameaçado de morte Barack Obama. Posteriormente ouvido pelos serviços secretos, Raymond Geisel, rejeitou a acusação e em tom de piada disse aos agentes que se quisesse matar o candidato democrata à Casa Branca «bastaria puxar de uma arma e disparar». Na América e no mundo haverá sempre um Lee Harvey Oswald pronto a cometer sacrifício e a matar o sonho americano.

A «Manela» odeia festas

Depois do Chão da Lagoa, Manuela Ferreira Leite também se cortou da festa do Pontal. Agitação laranja de imediato. Percebo os que defendem Manuela por estar a romper com os anos de populismo que minaram, e ainda minam, o PSD. Mas não percebo que ela, e os seus acólitos, apenas falem «quando o Rei faz anos». Falta um ano para as eleições e, que se saiba, as sondagens continuam a apontar o PSD como derrotado. E por uma margem, ainda significativa. A menos que a doutora esteja à espera que o governo de Sócrates caia de podre nos próximos 12 meses. Fie-se na virgem e depois diga que teve azar...

Única era a «Revista» do Vicente

O «Expresso» anunciou ontem mais uma lavadela de cara à anódina «Única», a revista do semanário de Balsemão. A revista, que sairá com «nova identidade» a partir de 13 de Setembro, vai procurar ser o «motor de vendas» do jornal. A publicação, segundo Mafalda Anjos, a nova «iluminada» na liderança do projecto, vai ser «conceptual» e não temática, organizando-se em três áreas principais: «Entradas», «Prato Principal» e Sobremesa». Com as saudades que temos da eterna «Revista» do «Expresso» saída da cabeça do Vicente Jorge Silva, esperamos não apanhar uma indigestão com a «ementa» que nos vai sair em sorte.