12 julho, 2007

Frases para meditar

“A vontade de Cavaco é manter o regime salomónico”
"Vivemos num regime de baixa densidade democrática"
"As maiorias absolutas têm sido muito prejudiciais para a democracia portuguesa"
"Os governos fazem um uso autocrático da maioria absoluta"

Manuel Villaverde Cabral, sociólogo da UNL, Fórum TSF, 12 Julho, 2o07

Vieira apoia Costa e condiciona benfiquistas

O Benfica e os seus dirigentes não aprendem a lição e dão, uma vez mais, mostras de um populismo barato. Em 2002, o então presidente, Manuel Vilarinho apoiou o PSD por “ter resolvido um problema do Benfica”. Há minutos, na RTP, Luis Filipe Vieira manifestou o apoio expresso ao candidato do PS, Antonio Costa.
Questionado pela entrevistada, Judite de Sousa, Vieira disse estar a pronunciar-se “enquanto cidadão”, mas defendeu que Costa devia ter maioria porque é o candidato que “melhor garantias oferece”. Tem Vieira a noção do alcance das suas declarações? Havia formas mais subtis de expressar apoio. Vieira representa milhões de benfiquistas, muitos deles votam em Lisboa, que são eleitores bastante influenciáveis pelas palavras do seu líder.
Deste modo, os dados estão viciados. Um dia, se Costa, como tudo leva a crer, for eleito presidente de Câmara, e desbloquear uma situação em favor do Benfica, todos se vão lembrar que está a pagar o favor que Vieira agora lhe fez. Assim não! Por muita transparência que os dirigentes apregoem, ninguém vai conseguir separar política e futebol. As relações destes dois universos, crescentemente nebulosos, estão cada vez mais promíscuas e perigosas.


A fotógrafa que irritou a Rainha

A notícia só agora foi conhecida. Há uns meses, aquando de uma sessão fotográfica, a consagrada fotógrafa Annie Leibovitz fez estalar o verniz da discreta Rainha de Inglaterra, Isabel II. Em pleno palácio de Buckingham, sugeriu o seguinte à Rainha: "Talvez pudessemos tentar sem a coroa, menos elegante, já que o vestido oficial é muito contudente". A reacção de Isabel foi pronta: "Menos elegante? O que pensa que é isto?» Não mudo nada e já fiz bastante em vestir-me assim", disse, claramente irritada. Acto contínuo, a Rainha abandonou a sala, mas voltaria mais tarde para a foto oficial, a olhar a cidade de Londres de um janela da sua residência oficial. Annie Leibovitz tem no seu palmarés uma série de fotos célebres com vedetas do mundo do espectáculo: John Lennon com Yoko Ono no dia da morte do "Beatle", Demi Moore grávida, em trajes menores e Suri, a filha de Tom Cruise e Katie Holmes.

25 anos sem Grace

Decorre até 23 de Setembro no Mónaco uma exposição de objectos pessoais e fotografias de Grace Kelly, a actriz que casou com o principe Rainier. A norte-americana faleceu no dia 14 de Setembro de 1982 quando o corre que guiava, na companhia da sua filha Stefanie, despistou-se num acidentada estrada da costa monegasca.

"Guerra civil" em Pamplona



A jornada matinal dos "encierros" de San Fermin provocou 13 feridos, 3 deles em estado muito grave