24 junho, 2011

Peter Falk (1928 - 2011)

Morreu Peter Falk. Talvez assim de repente não lhe ocorra, mas se disser que o inspector «Colombo» deixou esta vida, talvez lhe seja mais familiar. Com um estilo e uma sagacidade desconcertantes, Colombo, e a sua gabardine imunda, outra imagem de marca, marcaram uma época nos anos 70 e 80. Nesta série, primeiro descobria-se a identidade do assassino, mas nem isso retirava interesse ao resto do episódio. O modo como o detective juntava as peças do puzzle eram a chave para o êxito de «Colombo».

Batem leve, levemente...fui ver, eram as reformas

Não podia ser mais positiva esta primeira semana de Passos Coelho como chefe do governo. Sensato, discreto e muito activo. O povo até gosta. Hoje, em Bruxelas, o presidente do PSD levantou o véu, afirmando que para a semana irá apresentar medidas adicionais às previstas no memorando da troika estrangeira. O Governo deve estar a preparar um anúncio selectivo das medidas mais leves para quinta ou sexta-feira da próxima semana, quando dezenas de milhares de portugueses vão de férias. Os que conseguirem fazê-lo. Para Agosto, quando nem a televisão apetece ligar por causa da canícula, virá o bife do lombo ao que eles eufemisticamente chamam «reformas». Em Setembro o país estará irreconhecível.

A frase do dia

«Perante as malfeitorias que lhes caíram em cima, os portugueses mostraram a sua indignação com as "Marchas de Santo António", o piquenique do eng. Belmiro e dois fins-de-semana prolongados num único mês», Vasco Pulido Valente, Público, 24 Junho 2011