13 outubro, 2010

Caos urbano

Baixa de Lisboa. Esta tarde. Um eléctrico vê a sua margem travada por um carro mal estacionado. Nenhum autarca que passou na Câmara da capital consegue colocar cobro a este flagelo da indisciplina no trânsito. O Costa é mesmo mais Intendente...

Notícias da «mina» portuguesa

(Clique na imagem para ampliar)
Fonte: http://henricartoon.blogs.sapo.pt/

Alhos, bugalhos, roupões e banhos de imersão

Circula no YouTube mais uma escuta daquelas inócuas entre os «papas» Pinto da Costa e Joaquim Oliveira. O diálogo de alto coturno mete alhos, bugalhos, filhos desta e daquela, intrigas e jogos de bastidores da política e do futebol ao mais alto nível e até uma confissão caseira por parte do patrão da Olivedesportos ao presidente do FC Porto, referindo que se encontra de roupão em casa e se apresta para tomar um banho de imersão. No registo magnético não há referências a aliciamentos a árbitros, nem pedidos de «fruta para dormir».

Drama, espectáculo e penteados

Sempre que saía um mineiro o sorridente presidente chileno, Sebastian Pineda, repetia o mesmo: «Bem vindo à vida!». Frase bonita, de facto. E reconfortante. O seu facies sorridente é um misto de satisfação e alívio. Salvou a pele dos mineiros e também a sua. A sua popularidade deve estar nos píncaros. Com a ajuda dos americanos o Chile transmite uma imagem de organização testemunhada por uma audiência planetária que se mobilizou para assistir a um acontecimento pouco usual que muitos já compararam com a alunagem. As principais cadeias internacionais estão a investir rios de dinheiro com os satélites em permanência, mas o retorno parece evidente. Quando se mistura drama e espectáculo o sucesso está garantido. Por falar em espectáculo, para que nada faltasse, soube-se que as mulheres dos mineiros foram penteadas e vestidas pelo governo chileno para o cerimonial. Para a história ficam as imagens, para o futuro do Chile é provável que a insignificante cidade de Copiapó, no deserto do Atacama, entre nos roteiros turísticos mundiais.

A mina dos segredos

Afinal esta mina chilena até tem semelhanças com a «Casa dos Segredos» da Venda do Pinheiro. Yonni Barrios, o 21.º a sair do degredo das profundezas de São José, já é conhecido por o «mineiro das duas mulheres». Descobriu-se durante o cativeiro forçado que tinha dois relacionamentos, o oficial, com a qual casara há 28 anos e o oficioso, a amante, trocado por miúdos, que acabou por comparecer no momento do ansiado resgaste. A despeitada primou pela ausência para não ser humilhada. «Ou ela ou eu», disse a senhora Marta Salinas. Prevê-se para o mineiro Yonni Barros tempos difíceis, agora talvez fechado durante algum tempo num tribunal.

O apresentador do «show»

Todos os espectáculos tem um apresentador e o do resgaste da mina chilena chama-se Mário Sepulveda, o segundo mineiro a ser içado na cápsula mágica de nome «Fénix» das profundezas São José. Tem apelido de escritor famoso, mas move-se noutras áreas, até hoje no subsolo. Expansivo, distribuiu beijos e abraços por todos, presidente Sebastian Piñeda incluído. «Estive com Deus e com o diabo. Desafiaram-me e ganhou Deus, agarrei-me à melhor mão», disse no «confessionário» em pleno deserto do Atacama, rodeado pela família. Só faltam mesmo os inconfundíveis gritos da «sirene» Júlia Pinheiro.