07 abril, 2010

Só para viciados

Assim de repente lembrei-me de repescar esta notícia. Não sei se há interessados em assumir-se como viciados nesta coisa. E não estou a falar de sexo.

País reumático

Já falta pouco para sair um livro com as «pérolas» do jardinismo. Matéria-prima existe com fartura. Se algum editor estiver a ouvir, aproveite a dica. Hoje foi mais uma. Na sessão de abertura do Congresso da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, que reúne no Funchal, Alberto João Jardim, aproveitando o contexto, definiu o estado da nação do seguinte modo: «O país está com reumatismo, o país emperrou, está reumático”. Insuperável poder de síntese.

Copiar as boas práticas

No próximo mês as atenções estarão centradas em Inglaterra, com a realização das eleições legislativas, que podem colocar fim a 13 anos de governação «labour», fazendo ascender à sede do poder em Downing Street, o líder «tory», David Cameron, que pode converter-se no mais jovem primeiro-ministro do Reino Unido nos últimos 200 anos. Também já se sabe que, como manda a tradição, depois das eleições a 6 de Maio, o parlamento assumirá oficialmente funções 12 dias depois. Parece cá. O Presidente e o Executivo eleito tomam posse três meses depois, ficando o país em piloto automático. Sempre ouvi dizer que é inteligente copiar as boas práticas. Se calhar não há é vontade.

«Vida própria» na cadeia

A psicóloga Maria Paula Dias, cujo automóvel «ganhou vida própria»(sic) no Terreiro do Paço, ceifando mortalmente duas vidas e mutilando outra, vai três anos para a cadeia. O juiz foi sensível aos argumentos do Ministério Público. Uma condenação que, se não é inédita, deve andar lá perto. Para reflectir.