01 abril, 2012

Processo de reabilitação em curso

Ainda não li, mas prometo que o vou fazer. A propósito do primeiro aniversário do pedido de regaste português, a edição dominical do «Público» conta as 72 horas «cruciais do Portugal contemporâneo». Aposto que a moral da história ainda vai inocentar o pobre Sócrates. A foto, onde surge visivelmente condoído e em reflexão, isso prenuncia. Aliás, ele só foi ali a Paris fumar um cigarro e tirar mais um curso para o currículo.

A 54ª aventura

«Uma aventura no sítio errado» é o 54.º livro da colecção infanto-juvenil mais famosa de Portugal. As autoras são Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, ex-ministra da Educação. Segundo a editora este título visa levar os leitores a imaginarem o cenário na zona que desejarem. Não se confirma que seja uma forma subtil de Alçada se referir ao ministério da 5 de Outubro.

O erudito «morcego» Pereira

Não se assustem com a foto. O tema é muito sério.
Apanhei um pequeno susto quando há pouco, fazia eu um masturbatório exercício de zapping, atraquei na SIC-Notícias. Acto contínuo, vejo Pacheco Pereira, no seu erudito programa falar em investigações científicas e a destacar uma sobre sexo oral entre morcegos. Qualquer dia o seu programa, «Contraponto», que tem como destinatários portugueses com um QI acima da média, arrisca-se a passar depois da meia noite e com direito a bolinha.

De homem casto a incorrigível conquistador

A propaganda oficial do Estado Novo fez tudo para passar a imagem de Salazar como um homem casto. Depois da sua morte, descobriu-se que o «Sua excelência, o senhor Presidente do Conselho», afinal era um garanhão. Um sedutor. Felismina, Glória Castanheira, Laura Bebiano e a jornalista Christine Garnier foram algumas das suas arrebatadoras paixões. Como o homem continua na moda, esta semana foi a vez da «Visão» apresentar «urbi et orbi» a menina Rosália Araújo, que foi empregada de Salazar em S. Bento, sob as ordens da não menos ditatorial, Dona Maria. Com um cenário destes, um dia a história ainda vai concluir que Santana Lopes, que também foi Presidente do Conselho num tempo mais recente e que lia o «Le Monde» no mesmo local onde Salazar o fazia, sempre foi um menino de coro.

Até ao último suspiro

Um jogo intenso, que pouco ficou a dever a um daqueles «matches» da premier league. Três golos nos últimos 15 minutos e a decisão de Bruno César ao soar do gongo. A cereja no topo do bolo é que o Sporting, que joga com o Benfica e o FC Porto, pode ser o juiz do título.  Certo é que temos campeonato até final.