01 agosto, 2011

País real

Dou uma volta pelas notícias e a revolta da malta, por causa do aumento dos passes, traduz-se no seguinte: 40 pessoas manifestaram-se à porta do Ministério da Economia, meia dúzia de inconformados cortaram temporariamente a linha da Azambuja e uns tímidos buzinões marcaram a reintrodução das portagens na Ponte 25 de Abril, no mês de Agosto. A panela está a encher, mas muito devagarinho. Faltam políticos com carisma e, já agora, também faltam líderes de movimentos contestatários. Onde andam os fabulosos irmãos Pinto que orquestraram a que ficou conhecida como a revolta da «Maria da Ponte»? Ao que parece na cadeia a contas com a justiça por contrabando e tráfico de drogas, coisas de somenos, mas se preciso for o povo vai buscá-los ao «xadrez» para reeditar o movimento de 1994.

País surreal

Como li hoje, algures, o concerto de Bon Jovi foi um Rock in Rio, versão reduzida e sem centro comercial montado. Descrição perfeita. 56 mil alminhas foram à Bela Vista, muitas delas para ficar a 400 metros do palco, espalhadas pelo desconcertante planalto, mas pelo menos já têm tema de discussão com os colegas de trabalho na segunda-feira. Os bilhetes voaram todos. Uns a 55 brasas, para a malta carenciada, outros a 85, para os burgueses e outros, para o chamado «diamond ring», que custavam a módica quantia de 285 euritos, obviamente para capitalistas, yuppies de sucesso ou assaltantes de multibanco com recurso a retroescavadoras. Até dá náuseas só de escrever.

Cuidado, Alvarito!

O Alvarito foi obrigado pelo Relvas a dar a cara no telejornal das 8, num dia de dupla raiva para a malta carenciada que ficou a trabalhar, com os passes inflacionados e a levar chuva na moleirinha. Mostrou gráficos ao melhor estilo de Medina Carreira, falou em «esforços repartilhados» (sic), suou um bocado da testa e decretou, a rematar, «less jobs for the boys», mais outra para o vasto léxico do «politiquês». Um verdadeiro cordeirinho que um dia destes, se não for encerrado numa redoma, vai ao sacrifício com uma grande pinta. Assinale-se a agressividade do moderador Carlos Daniel na condução da entrevista. Cheira-me que não vai escapar a uma queixinha telefónica por parte do Relvas. Onde é que está o respeitinho pelo partido do poder, hum?

Serviço de urgência de Caracas

Com Hugo Chavez é tudo diferente, até na doença. Tem sido o próprio que se tem substituído aos médicos na divulgação dos passos que está a seguir no combate à enfermidade de que padece. Ontem afirmou que ia aparecer calvo, fruto dos tratamentos de quimioterapia. Dito e feito. Uma verdadeira presidência aberta.

Tarde de chuva é península inteira a chorar

Tarde de chuva é Península inteira a chorar, lá diziam o GNR. E se for em Agosto, pior ainda. Os dois grandes temas do dia são o aumento dos transportes e o dia de chuva que se abateu no primeiro dia do mês estival por excelência. Ninguém fala que é bom para os incêndios e óptimo para poupar água a autarquias badalhocas com a da capital. Estavam tão encardidas, que a água surge misturada com uma espécie de espuma. Se São Pedro fosse autarca eu votava nele para substituir o vereador Sá Fernandes.