15 novembro, 2012

Os valores estéticos de um general

Os argumentistas das séries americanas correm o risco de desemprego massivo. No Caso Petraeus, a realidade supera a ficção. Mais uma vez um caso de infidelidade mancha o percurso do até há poucos dias director da CIA. Nos «states», os heróis têm quase todos pés de barro por pecados de alcova. Mas confesso que acho que o deslavado Petraeus até tem um gosto apurado. Trocar a paroquial Holly, a sua esposa, na foto de baixo, pela sua biógrafa e agora amante, Paula Broadwell, na foto de cima, só revela um elevado sentido estético. É que um homem, até mesmo um general, não é de ferro.

Esta austeridade que nos descasca

É uma espécie de Medina Carreira da Igreja. Fala de forma torrencial e polvilha as suas palavras com polémica para dar e vender. Num meio tão hermético como é a Igreja e os seus protagonistas ter um bispo, mesmo que das forças armadas, a chamar nomes aos políticos é um verdadeiro maná para os jornais. O «Ensino Magazine» de Novembro foi em busca de D. Januário Torgal Ferreira e pediu-lhe uma radiografia do país da austeridade, a tal que, nas suas palavras, «descasca as pessoas».
Entrevista

Ibracadabra


Ibrahimovic fez um daqueles golos de placa, ainda por cima na inauguração do estádio que vai acolher os jogos da selecção sueca, em Estocolmo. Inesquecível.

Em busca de Ajuda divina

Grande instantâneo o que a estatal Lusa disponibiliza aos seus clientes. Passos Coelho na inauguração de uma exposição do pintor Botero, no Palácio da Ajuda, com a pintura de uma freira, em fundo, a pedir clemência ou piedade. Com ou sem benevolência este governo está marcado para morrer.