09 abril, 2008

Un compañero muy porreiro

O Primeiro-Ministro espanhol anunciou que o salário mínimo aumentará de 600 para 800 euros e as pensões mínimas de reforma crescerão até 850 euros mensais para reformados com cônjuge dependente. Bute para Espanha? Gostamos mucho de usté, compañero, Zapatero...

Cidade europeia, mas pouco

Uma cidade que se diz europeia, tem uma das principais ruas cortada ao trânsito e parcialmente a peões, porque os sucessivos responsáveis da Câmara de Lisboa permitiram que o dono deste prédio, situado na esquina da Rua Alexandre Herculano com a Avenida da Liberdade, fizesse finca-pé para realizar obras num prédio que está devoluto há vários anos. O vento forte que se tem feito sentir fez saltar uma chapa do imóvel que, por sorte, não atingiu um transeunte. Escutamos nas notícias que estão a tentar localizar o senhorio. Só não percebemos quem procura: a Câmara ou a Polícia?

Justiça em estado vegetativo

O presidente da Câmara do Porto foi chamado ao Departamento de Investigação e Acção Penal por causa de uma queixa por difamação interposta por um arrumador de automóveis da cidade invicta que não gostou de ver a sua foto numa revista da autarquia. Rio, conformado, alega que o queixoso tem «um boné enterrado até ao nariz» não podendo, por isso, ser identificado. É a quinta vez que o presidente da Câmara do Porto é constituido arguido pelo Ministério Público, por motivos desta natureza ou semelhantes, desde que assumiu os destinos da edilidade. É por estas e por outras que a nossa Justiça não anda. Limita-se a vegetar.

«Bóias» para salvar a Venezuela

Na Venezuela, as crianças ficaram privadas de ver os «Simpsons» porque, segundo versão oficial do regime, «não é uma série própria» para os mais pequenos, «contendo mensagens que atentam contra a formação integral dos adolescentes». Em substituição, será emitida a popular série «Marés vivas», com os nadadores salvadores mais destemidos do Planeta e as nadadoras salvadoras com as maiores «bóias» e os fatos de banho mais decotados que há memória. Ficamos mais tranquilos. Os niños venezuelanos vão ter um programa muito mais «próprio» para o seu desenvolvimento cultural e humano.

O Papa americano

O Papa Bento XVI visita os Estados Unidos de 15 a 20 de Abril. Para assinalar o facto, a revista «Time» preparou um trabalho intitulado «Why Pope loves America» e escolheu o tema da viagem do Cardeal Ratzinger, nas suas edições para os «states», Africa e Ásia/Pacifico Sul. Incompreensivelmente, para a edição europeia o tema e a foto escolhidas foram outros: as energias renováveis. Mistérios transcendentais...

«You can run, but you can't hide»

Prossegue a odisseia da tocha olímpica, num espectáculo que começa a tornar-se inquietantemente patético. Os percursos agendados em Paris, Londres e S. Francisco foram substancialmente encurtados e os incidentes, envolvendo manifestantes, multiplicam-se. Por mar, terra e ar, as autoridades tentam arranjar alternativas para esconder a tocha da vista dos apoiantes da causa tibetana. «You can run, but you can't hide».

Lágrimas de crocodilo ou de arrependimento?

O Presidente americano também chora. Bush derramou algumas lágrimas durante uma cerimónia em que atribuiu uma medalha de honra póstuma a um soldado morto no Iraque em 2006. Encenação ou remorsos?