26 dezembro, 2008

A fúria dos consumidores compulsivos

O segundo round da fúria dos consumidores compulsivos começou hoje e promete prosseguir nas próximas semanas, em período formalmente designado de «saldos». O El Corte Inglés copiou o modelo importado dos países anglo-saxónicos e inaugurou o «Black Friday» com um «crash de preços»(sic). De duas en duas horas, novas promoções de produtos eram anunciadas, limitadas ao stock existente. Desde LCD's, camisas Victor Emannuel, cadeiras de comer para bebé, colchões Molaflex, coletes em pele, etc, etc. A afluência de pessoas colapsou os acessos rodoviários à superfície comercial de S. Sebastião. A «gracinha» dos espanhóis prossegue amanhã, sábado. Esperemos que a continuação da invasão não torne o relativamente recatado e circulável espaço da cadeia espanhola num «Colombo das Avenidas Novas», com gang's à solta pelas passadeiras vermelhas do centro.

Sócrates e Elizabeth

Causou grande reboliço a aparição de José Sócrates na mensagem natalícia, de pé, junto à árvore colocada no salão do palácio de São Bento. A retórica foi a do costume, a estética é que, desta vez, foi distinta, bem parecida, aliás, com a alocução aos britânicos da Rainha Elizabeth, também ela em pé, no Palácio de Buckingham.

A frase do dia

«2009 será um dos piores anos da história económica de Portugal e o pior desde a implantação da democracia», José Miguel Júdice, «Público», 26 Dezembro 2008

Gangster's Paradise

Sucedem-se os episódios gangsterianos nas escolas portuguesas. A divulgação no YouTube de alunos a apontarem uma arma falsa a um professor foi o último capítulo da novela. Com ou sem aproveitamento político por parte dos sindicatos, a verdade é que preciso fazer algo. Quem disse que castigar faz mal ao crescimento dos meninos?

Fortes suspeitas

Estranha-se que, até ao momento, as operadoras móveis não tenham divulgado o volume de SMS enviado pelos portugueses durante o Natal. Suspeita-se que o número tenha sido francamente inferior relativamente ao ano transacto e que, não dando parte fraca, TMN, Optimus e Vodafone, apenas farão o balanço depois da passagem do ano. Mas é só uma suspeita.