13 setembro, 2009

A voz

Todos identificam a sua voz. Raros são os que conhecem a sua cara. Ele é o homem do leme do “navio-almirante” da rádio mais ouvida do País. João Chaves comanda, após 25 anos de emissões ininterruptas, o mítico «Oceano Pacífico», na RFM. No dia 18 de Outubro apagam-se as velas de um quarto de século deste programa sem paralelo nas ondas do éter. Em entrevista ao «Ensino Magazine» de Setembro, o locutor revela quais são as canções da sua vida e partilha ainda com o nosso jornal os retalhos da vida de ouvintes que se apaixonaram, casaram e até evitaram o suicídio inspirados pelo som das suas «grandes músicas».

Sócrates e os seus apóstolos

Começa a ficar óbvio que Sócrates cometeu um deslize ao afirmar que o seu novo governo seria completamente novo. Hoje, deu o dito por não dito. Afinal, não tinha sido bem assim. De facto, um executivo socrático sem Silva Pereira, Vieira da Silva ou Santos Silva, só para citar os indefectíveis, é algo francamente impensável.

O regresso da «Padeira de Aljubarrota»

Armada em «Padeira de Aljubarrota», Ferreira Leite protagonizou um dos momentos mais vivos no debate de ontem, com consequente eco na imprensa espanhola, aqui , aqui e aqui. E nem se pode invocar que foi apenas o jornal dos socialistas em Espanha que pegou no assunto. O periódico da direita do país vizinho foi até mais contundente e a declaração de que «Portugal não é uma província de Espanha» é uma das notícias mais lidas no «El Mundo».
Proponho que a primeira visita oficial de Ferreira Leite ao exterior, depois de eleita, como «deseja» e «espera», seja a Espanha para fazer as pazes com os empresários e o poder político espanhol. Em campanha eleitoral pode não precisar deles, mas uma vez instalada na cadeira do poder a respeitável senhora é que capaz de ter que dar o dito por não dito.