27 janeiro, 2009

O mundo ao contrário

O «Telejornal» do canal 1, apresentado, curiosamente, pelo director de informação da RTP, José Alberto Carvalho, privilegia para o alinhamento inicial as buscas ao BPP e a audição parlamentar de Dias Loureiro, sobre o caso BPN. A primeira referência ao caso «Freeport», acontece apenas depois. Às 20h17. Eco das declarações do Procurador, uma reportagem com um ex-dirigente do CDS que denunciou o caso e pouco mais. A governamentalização informativa em todo o seu esplendor. Custa admitir, mas há dias em que o historiador da Marmeleira tem razão...

Dar o peito ao manifesto

A astróloga e relações públicas Maya é mais uma invenção do mundo cor de rosa indígena. A senhora é uma nulidade e limita-se a tratar da sua vidinha. Nas últimas semanas fez do seu «enchimento de macrolane» no peito um caso nacional. De 32B, passou para 34C. «Ficaram muito mais bonitas», disse, Maya, despindo-se, de preconceitos. Uauu! «Sinto-me com um corpo de 30 anos», confidencia ao «Correio da Manhã». Que faça bom proveito e que lhe dê bom uso. Depois desta exposição não se queixe é de perseguição por parte dos «paparazzi».

Vertigem

Judiciária, Ministério Público e CMVM estão nas instalações do Banco Privado Português (BPP), passa em rodapé na SIC-Notícias. Se existir alguma detenção preventiva será a cereja no topo do bolo. É espantosa a velocidade da informação e a capacidade dos «media» em trucidarem notícias. Estará em curso o processo de branqueamento do «Freeport»?