06 maio, 2012

«Big Show Costa»

Em vez de mandar arranjar as esventradas calçadas e lavar as ruas de Lisboa, o Costa prefere continuar a fazer campanha eleitoral, mesmo ao domingo, capitalizando a sua imagem de político amigo dos desfavorecidos. De manhã, esteve a dar prendinhas na Maternidade Alfredo da Costa às mães do dia. À tarde, foi até à Mouraria para encabeçar a procissão da Senhora da Saúde. Um verdadeiro «Big Show Costa».

Contra o «encher chouriço»

Tomei boa nota e partilho agora com os visitantes deste modesto, mas honrado espaço. Sarkozy, o candidato derrotado, demorou 22 minutos a fazer a declaração da noite, após a divulgação das primeiras sondagens, mesmo sabendo que a diferença com o seu adversário era mínima.Todo o inverso da «caixinha» que habitualmente se faz por cá, mesmo que as sondagens sejam convergentes. Parece que é mesmo só para «encher chouriço» no serão televisivo e entreter os «opinion makers», tornando a noite eleitoral um filme de suspense de má qualidade. Um exemplo a seguir.

Cinzento sucede a hiperactivo

O novo presidente francês tem uma pontinha do Francisco Assis socialista, mas mais lavadinho e com uma quarentona enxuta, ainda  por cima jornalista, a acolitá-lo. Sarkozy c'est fini e os socialistas voltam ao Eliseu, após décadas de ausência. Pode um aborrecido ser politicamente mais competente do que um irritante hiperactivo? Pode, mas não é muito provável. Em França ainda há esperança, na Grécia o que há é mesmo o caos. As eleições só baralharam. É preciso uma aliança entre políticos e partidos que só estão bem às turras. O Euro rumo ao abismo.

Pela boca morre o peixe

Sempre fiel a uma política editorial honesta, e «não está aqui para enganar ninguém», o «Correio da Manhã», citando um médico do IPO, alerta que «Sexo Oral aumenta cancro nos jovens». Fará esta fatalidade parte do entendimento da troika?

«Graciés, Pep!»

Guardiola sai, Messi fica. Simples, mas a transbordar emotividade. Assim foi a despedida do treinador do Barcelona, depois de ter ganho tudo o que havia para ganhar, alguns títulos em dose dupla e tripla. Um vídeo dos melhores momentos dos 5 marcantes anos de êxitos coleccionados na cidade condal, a música dos Coldplay em fundo e um discurso no idioma local perante 100 mil apaixonados catalães. «Graciés, Pep!».