04 fevereiro, 2008

Restaurante de luxo, renda de pobre

Ouvimos no «Jornal das 9» do inefável Mário Crespo, no frente a frente esquerda/direita, que o mais restaurante mais in da capital, o Eleven, propriedade de 11 sócios da mais alta roda dos negócios, incluindo o lóbista mor da pátria, chamado José Miguel Júdice, paga 500 euros de renda à Câmara Municipal. Um escândalo quando se sabe que uma refeição para duas pessoas pode ficar bem próxima dos 200 euros. Para quem não conhece Lisboa, o dito restaurante fica no alto do Parque Eduardo VII, desfrutando de uma das melhores panorâmicas que um mortal de bom gosto pode ter. Há coisas que não se entendem. Ou melhor, pensando bem, até se entendem. Apetece-me citar o «desaparecido» Octávio Machado: «vocês sabem do que eu estou a falar»!

As mulheres choram quando é preciso

Os profissionais do marketing dizem que uma lágrima pode valer muitos votos. Na véspera da decisiva eleição de amanhã em mais de vinte estados, Hillary Clinton voltou hoje a lacrimejar durante um discurso no Connecticut. Da primeira vez, deu resultado. Amanhã, ver-se-á se as massas se deixaram comover.

E os burros, somos nós?

Para os que insistem em cascar na inteligência e cultura geral do nosso povo, aqui vai uma notícia que nos deve orgulhar a todos. Um sondagem difundida pela cadeia de televisão UKTV Gold revela que 23 por cento dos britânicos inquiridos acha que Winston Churchill, primeiro-ministro durante 9 anos, foi um personagem de ficção. Para cúmulo, 58 por cento desses inquiridos na sondagem, pensam que Sherlock Homes era de carne e osso e andava pelas ruas de Londres a desvendar mistérios e assassínios. E os burros somos nós, humm?

«Yes, We Can»

Na véspera da decisiva «Super terça-feira» nos states, descobrimos no You Tube este video delicioso de apoio a Barack Obama. O vocalista dos Black Eyed Peas, Will.i.am, convocou um grupo de amigos, entre os quais Scarlet Johansson, Nicole (Pussycat Dolls) e Kareem-Abdul Jabbar (ex-basquetebolista) para o apoio ao candidato democrata. "Yes, we can", chama-se a música que acompanha ao mesmo ritmo um dos discursos mais famosos do senador negro, que muitos dizem ter sido elaborado à imagem e semelhança de Martin Luther King. «Yes, We Can» é o "I Have a Dream» do século XXI. Está bom de ver que não é por falta de apoio de "notáveis" que Obama deixará de ser o próximo presidente americano.
VIDEO

Regalito para callar los hermanos portugueses

O fadista Carlos do Carmo venceu o galardão para a melhor canção original nos prémios Goya, o equivalente aos óscares do cinema, em Espanha, no filme «Fados» da autoria do realizador espanhol, Carlos Saura. Parabéns a esse espantoso e desassombrado fadista nacional, mas não desfazendo, esta distinção traz água no bico. É sabido que o filme foi custeado quase na íntegra pelo Câmara de Lisboa e pelo Governo nacional, assente na justificação que se estava a promover a cultura portuguesa. Não admiraria que este «rebuçadito» fosse um «regalito» para compensar a ajuda portuguesa a um dos mais famosos realizadores do país vizinho que deve ter gostado de fazer um filme à borlix. A generosidade "tuga" chega, por vezes, a impresssionar...

Para meditar

Já pensaram que se Cavaco Silva estivesse hoje em São Bento, como Primeiro-Ministro, provavelmente amanhã não haveria feriadinho para ninguém? Gostamos tanto de vê-lo em Belém. Verdade seja dita, o engenheiro que assina projectos que não são dele, tem mais sensibilidade social para compreender as necessidades da nação "tuga". Viva o "Socas"!

A frase do dia

«Declarações de Alípio Ribeiro mataram a investigação da Polícia Judiciária», Marcelo Rebelo de Sousa, sobre as palavras do director da PJ que reconheceu ter havido precipitação em constituir o casal McCann arguidos, RTP-1, 3 de Fevereiro 2008