28 agosto, 2010

Da churrasqueira para o estrelato

Não sei se foi o destino, mas foi certamente a concretização do célebre aforismo do futebol em que se passa de besta a bestial, após passagem pelo inferno. Roberto, relegado para o banco, esteve 21 minutos fora da baliza do Benfica até o seu substituto, Júlio César, ter sido expulso por ter cometido um penalty. O espanhol das anedotas da churrasqueira (na TSF um locutor apelidou-o mesmo de «criador de aves de capoeira») defendeu o penalty, os encarnados venceram o jogo e Roberto fica como herói nos próximos 15 dias, até ao jogo em Guimarães. Mesmo assim fica-se com a sensação que a baliza do Benfica está colada com cuspo. Não é normal que os adeptos aplaudam entusiasticamente um guarda-redes quando ele recebe atrasos dos seus defesas. Mas como também diz o outro, futebol é isto mesmo...

Quem é o pai da criança?

Chama-se Florence Rose Endellion Cameron e é o bebé do ano em Downing Street, filha do primeiro-ministro britânico, David Cameron e da sua mulher, Samantha Cameron. Cioso dos seus direitos, Cameron já começou a gozar a sua licença de paternidade.

Lisboa on fire

Novembro em grande para Portugal e para Lisboa na cena mundial com a realização da cimeira da Nato, em Lisboa. As instalações da FIL no Parque das Nações serão o palco dos trabalhos, a 19 e 20 (sexta e sábado) desse mês. Obama e mais umas dezenas de chefes de Estado e de governo estarão na capital portuguesa, sendo de esperar uma cidade colapsada durante cerca de 72 horas, com os tradicionais cortes de trânsito nos cortejos das comitivas dos hotéis para a zona oriental de Lisboa. Acontece que na véspera do início do evento, na noite de 18, o Pavilhão Atlântico, a poucos metros da FIL, recebe um concerto muito esperado, o dos Arcade Fire, o que está a deixar a segurança da cimeira à beira de um ataque de nervos. Já se falou do adiamento do espectáculo, mas os promotores batem o pé e insistem que vão chegar a um entendimento. Se o FBI sabe disso é capaz, em nome da segurança mundial e do presidente americano, de decretar a anulação do espectáculo, até porque o mais prudente para a obsessão securitária será que a 24 horas da cimeira a zona circundante da FIL esteja completamente «selada».