17 junho, 2007

Segolene separa-se do marido - Intriga, traição e ruptura

Segolene Royal anunciou que está separada do seu marido François Holland, após 27 anos de união de facto e 4 filhos em comum. Aparentemente, uma notícia normal nos dias que correm, mas que se torna mais inquietante quando se sabe que casal, agora desfeito, é composto por dois políticos de topo na cena politica francesa. Ela candidata presidencial derrotada e ele secretário-geral do Partido Socialista. Ou seja, ambos socialistas. O mais curioso é que o anuncio não foi feito por comunicado ou através de um porta-voz, foi antes veiculado por um livro que sairá para as bancas na quarta-feira e que a imprensa gaulesa antecipa, com estrondo.
«Pedi a François Hollande que deixasse a casa, vivesse a sua relação sentimental e desejei-lhe sorte», diz Segolene numa passagem do livro escrito por dois jornalistas da France Press. Ainda de acordo com o livro que promete ser um best seller em termos de vendas nas livrarias francesas, Royal candidatou-se ao Eliseu, enfrentando Sarkozy, depois de se ter sentido traída pelo seu ainda marido, Holland, que alegadamente teria tido um caso com uma jornalista que habitualmente cobria a actividade do Partido Socialista. Entretanto, e como mulher de 53 anos, despeitada pelo sua parelha, Segolene promete vingança e declara-se candidata a secretária-geral dos socialistas, concorrendo com...Holland, o ex-companheiro e actual líder dos socialistas. Um argumento digno de novela...

Frase do dia II

«A hipótese do aeroporto na Margem Sul, em Alcochete, vai acabar no dia 16 de Julho (...) Depois das eleições, volta tudo a correr para a Ota»,
Ruben de Carvalho, candidato da CDU à CML, Correio da Manhã, 17 Junho

Frase do dia I

"Opção Alcochete só serve para o Governo ganhar uma trégua de seis meses",
Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, no Porto Canal, 17 Junho

Competição maternal

Catarina Furtado e Fernanda Serrano estão de esperanças. A notícia foi divulgada quase em simultâneo e o deleite das revistas do coração só não foi a triplicar porque o boato da alegada gravidez de Bárbara Guimarães foi desmentido por fonte do clã Carrilho. É caso para perguntar: a competição entre as principais vedetas do «star system» cá do burgo já chegou à maternidade?

A colonização mansa dos espanhóis

David Ferreira, o mais conhecido editor discográfico português, foi despedido da EMI portuguesa por alegadamente não ter apresentado resultados satisfatórios. A EMI portuguesa encerra e deslocaliza-se para Madrid, onde vai passar a funcionar a EMI para a Península Ibérica. O excêntrico líder dos GNR, Rui Reininho, confrontado com a notícia diz nas páginas do DN: «Isto não é capitalismo selvagem, isto é colonialismo».

Jacinto Leite Capelo Rego, o doador democrata-cristão

Há que admiti-lo: Paulo Portas tem quase sempre razão. O "seu" CDS é, definitivamente, um partido «indispensável» à democracia em Portugal. Pena que o seja apenas na vertente da comédia. Então não é que um dos doadores financeiros do partido do Largo do Caldas dá pelo fantástico nome de Jacinto Leite Capelo Rego?! Extraordinário e ainda mais extraordinário se torna, se o nome for lido com entoação brasileira. A PJ suspeita que a verba de 1 milhão de euros depositada nos cofres do CDS tenha sido a contrapartida do Grupo Espírito Santo ao despacho que viabilizou o empreendimento Portucale, rubricado, 4 dias antes das legislativas de 2005, pelos ministros Costa Neves (PSD), Nobre Guedes (CDS) e Telmo Correia (CDS)....Há coisas fantásticas, não há?

Cristiano Ronaldo sem fronteiras

Palestina, 15 de Junho, 2007