19 junho, 2008

Cabeça na lua

O melhor jogador do mundo passou ao lado do Euro 2008. Ainda está por apurar se a «novela» da sua transferência afectou o rendimento, mas Ronaldo foi uma sombra do mágico atleta do Manchester United ao longo da temporada. Vai, certamente, vencer o FIFA World Player 2008 no final do ano, mas fica com um estigma que teima em não descolar: imparável em provas de regularidade, falha nos grandes momentos.
As suas palavras na zona mista no rescaldo do jogo da Alemanha indiciam que o negócio com o Real Madrid está feito e que o anúncio está por dias. Veremos se o madeirense não vai pagar caro, em termos da evolução da sua carreira, a ambição desmedida ou as influências de Nereida.

Limpar a «porcaria»

A base de uma selecção para vários anos já a temos, agora é preciso contratar um novo seleccionador e limpar algumas impurezas e «porcarias», recorrendo ao vocabulário queroziano, que permanecem. O comentador Rui Santos defende que o presidente da FPF, assuma as suas responsabilidades e se demita no rescaldo do Euro 2008. Em 2002, Madaíl tremeu mas não caiu depois do terramoto do mundial da Coreia e do Japão. Agora, deve dar lugar a outro. Agradecemos o seu trabalho. Volte para a política, é capaz de lá se arranjar um tachito no «seu» PSD.

«É a vida!»

Apetece parafrasear o que o nosso ex-Primeiro-Ministro disse uma vez: «é a vida!». Vamos para casa, mas de cabeça erguida. Os cerebrais germânicos foram terrivelmente eficazes, perante uma selecção portuguesa que mostrou a sua pior cara no sector defensivo em três ocasiões. Ricardo não suportou a pressão e voltou a falhar. Mas não foi o único culpado. Com os alemães a deitar os bofes de fora na segunda parte, ficámos sem perceber para que serviram os 8 dias de descanso para praticamente todos os titulares portugueses no jogo com a Suiça.

Estatísticas desmentem crise

As estatísticas destroem ou pelo menos devem relativizar qualquer cenário de crise que se possa desenhar. Segundo dados do Eurostat, as famílias portuguesas são as que mais gastam na UE em cafés e restaurantes, por diante dos espanhóis. Os «tugas» desembolsam 9,6 por cento do seu orçamento para comes e bebes fora de casa, enquanto os vizinhos do lado dispendem 8,4 por cento. A média europeia dos 27 cifra-se em 3,9 por cento.

Junta de Salvação Nacional

Marcelo Rebelo de Sousa antecipa que um «bloco central» pode estar na forja, no rescaldo das legislativas de 2009. Segundo o analista, Sócrates, sem maioria absoluta, podia ver-se aobrigado a fazer uma aliança com Manuela Ferreira Leite, sob a égide do Presidente da República, visto como uma espécie de «terceiro elemento». Parece que os homens providenciais que nos governam ou querem liderar chegaram à conclusão que é preciso salvar a pátria.