20 outubro, 2008

Serviço de urgência

A 15 dias das eleições americanas, a ficha clínica dos candidatos é investigada ao milímetro. John McCain é o que tem a folha de serviços mais preenchida. Já foi operado 4 vezes a cancros de pele e tem problemas nas pernas e nos braços na sequência das torturas sofridas na guerra do Vietnam. Quanto a Obama, tem os níveis de colestrol e os triglicéridos de acordo com o figurino, mas sabe-se que fuma demasiado. O número de cigarros por dia é assunto tabu. Parece que vai enganando o vício com pastilhas. Quanto aos candidatos a vice-presidentes, Joe Biden sobreviveu em 1988 a um aneurisma cerebral. Já a senhora Palin deve ter uma saúde de ferro porque nada transpirou, até ao momento, sobre a sua saúde.

Falência, elogios e favores

Dizem as más línguas, e ultimamente também as boas, que o Banco Português de Negócios (BPN) está com a corda na garganta. À beira da falência, mesmo. Revelador foi o embaraço do ministro das Finanças na passada quinta-feira quando confrontado por Judite de Sousa sobre esse rumor que circula com cada vez maior insistência. Teixeira dos Santos lá se recompôs e afiançou que nenhum banco nacional tem a sua sobrevivência em risco. Abdool Vakil e Dias Loureiro são dois dos homens fortes da instituição bancária. Diz-se à boca pequena, que o ex-ministro da Administração Interna de Cavaco anda a dar uma ajudinha ao Primeiro-Ministro, nomeadamente na apresentação do livro «Sócrates, o menino de ouro do PS» e com comentários simpáticos para o executivo, alegadamente para colher, na hora própria, um favor político para salvar o seu banco.

Manuela «no seu melhor»

Com aquele ar de mal-disposta e de que todos lhe devem, a «Manela» deitou as «Cartas na Mesa» de Constança Cunha e Sá, uma das melhores entrevistadoras da nossa praça. A tal ponto que tanto insistiu no affaire «Santana/CML» que obrigou a respeitável líder do PSD a admitir, depois de alguns engasganços, que estas discussões revelam «o partido no seu melhor». Ou pior, bem entendido. Para o remate, Ferreira Leite afirmou que, salvo imponderável de saúde, medirá forças com Sócrates nas legislativas do Outono de 2009. Esta senhora não sabe onde se meteu. Ou está enganada ou diz isto para se enganar. O plano para a sua deposição está em curso. É uma questão de tempo.

A previsão cumpriu-se

Bingo! Como previ no passado sábado neste blog, o arquitecto Ribeiro Telles foi esta noite o convidado do Crespo no noticiário das 9h, na SIC-N, para falar das cheias que deixaram o centro de Lisboa numa pequena Veneza. A minha veia de adivinho dilata a olhos vistos.

O Pedro é mais filmes

Definitivamente Santana Lopes deixou-se de borgas. Ele é serões em casa, de pijama e pantufas, a ver a SIC-Notícias, ele é sessões de cinema no «Londres» a ver o aclamado «Mamma Mia». «Quem queira ver um bom e bonito filme, vá ao cinema, ver o Mamma Mia. Que beleza, nomeadamente as paisagens, a fotografia. Meryl Streep esmaga, mais uma vez. Pensar que é a mesma pessoa que fez as Pontes de Madison County, com Clint Eastwood, é impressionante. Ou "A Escolha de Sofia", ou "África Minha", ou "Kramer vs. Kramer", entre tantos outros. Pierce Brosnan também faz sorrir, por ter aceite passar de 007 para este filme cheio de candura, pleno de sentimento e sem qualquer violência. E que bem faz ouvir as músicas dos Abba. Quando o filme acabou, desatou tudo a bater palmas na sala do Cinema Londres». Que naco de prosa está no seu blog, senhor Pedro. Aliás, lendo-o com atenção até parece que o mundo gira à volta das eleições americanas. De política interna, nem um suspiro. Da cidade de Lisboa, nem uma palavra. O que ele quer sabemos nós!

Na cama, like a virgin

18 meses sem sexo num casamento é ruptura pela certa. A receita para qualquer relacionamento ter os dias contados, até mesmo para o par Guy Richie e Madonna. Segundo veicula a imprensa britânica, a cantora atribuia a sua falta de apetite sexual ao «cansaço» provocado pelas 4 horas diárias de ginásio a que se dedicava. Tá bem, abelha!

Festival de Cinema de Caracas

Hugo Chavez - Camarada, Sean, prometo que vamos fazer um festival internacional de cinema de Caracas, só com «películas» anti-Bush e desancando no imperialismo americano.
Sean Pean - Por mim, encantado. Alinho nisso. Desde que me arranjes alguns petrodólares...