24 agosto, 2009

Cátedra de alto nível

Na sua habitual «Universidade de Verão», no «Bar do Henrique», em Porto Santo, AJ Jardim revelou à TVI que a tertúlia deste ano é dedicada ao tema «FreePorto Santo». A «cátedra» de Jardim e seus camaradas está vedada às câmaras, mas é de imaginar que depois de um almoço bem regado o descontrolo se apodere da clarividência ideológica dos convivas.

Manual de sobrevivência

Aindas as ondas de choque da reportagem publicada ontem na «Pública». Queremos saber se resistiria a uma semana de abstinência completa das novas tecnologias, ou seja, internet, telemóvel e toda a parafernália de gadgets que lhe estão associados. Como manual de sobrevivência para os 7 penosos dias, apenas um telefone fixo e uma agenda em papel, tipo moleskine. A sondagem, disponivel no canto superior direito deste blog, decorre até quinta-feira.

O «Copperfield» de S. Bento

Um dos números preferidos do «Copperfield» Sócrates é fazer apresentações com estatísticas mágicas em escolas vazias, fazendo desaparecer o principal recurso destes estabelecimentos, os alunos. Hoje, mais uma visitinha para jornalista ver, com a ministra «Milu» a acolitá-lo, à outrora degradada e hoje exemplar secundária D. Dinis, em Chelas. Para a magia ser completa, não faltaram os elogios aos professores pelos resultados alcançados e pela diminuição do abandono escolar. De facto, com um país tão maravilhoso, quem se atreve a não votar nele?

Há 21 anos

Agosto é, por norma, um mês atreito a tragédias. Este ano não fugiu à regra. Mas a última semana de Agosto de 1988, bateu todas as marcas. No dia 25, o Chiado ardia, transfigurando para sempre a face da cidade. No dia seguinte, o Carlos Paião, um dos maiores talentos da música portuguesa, falecia num violento acidente de automóvel em Rio Maior. Aconteceu há 21 anos.

Um pesado mês de Agosto

2 milhões de euros de dívidas ao fisco da Superfute de Jose Veiga vão ficar por cobrar. Prescreveram. A mesma administração fiscal ameaça congelar uma empresa por não ter pago uma dívida de....45 cêntimos. Este disparate de Verão é bem maior do que as alegadas intromissões de S. Bento a Belém. Vai eterno e muito pesado este Agosto.