03 setembro, 2009

No reino da especulação

Chegaram as «cabalas» e as teorias da conspiração, não tarda vamos estar confrontados com as «campanhas negras». Especular é um desporto nacional.

Descubra as semelhanças

O luto e a censura que Aguiar-Branco e Portas, representantes da direita em Portugal, agora apregoam para criticar a saída de Manuela Moura Guedes da TVI, exigiam um flash-back para relembrar a estes senhores o que aconteceu com Marcelo Rebelo de Sousa durante o governo Santana, quando também o professor de Direito foi despachado das suas homílias dominicais no canal que outrora foi religioso. Talvez fosse oportuno perguntar ao então ministro dos Assuntos Parlamentares e actual vice-presidente do Benfica, Rui Gomes da Silva, se vê semelhenças entre ambos os casos.

Descubra as diferenças

A Sala Oval já foi palco de «actos inapropriados» entre presidentes e estagiárias e também de espaço de diversão por parte dos filhos dos chefes de Estado americanos. A BBC fez a comparação entre uma foto de JFK Júnior, em 1963, junto à secretária do seu pai e agora, Agosto de 2009, com Sasha Obama, a filha mais nova, atrás de um sofá, como que a jogar às «escondidas». A Casa Branca é um autêntico playground.

(Des)regulação total

Que a Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) é uma entidade fantoche, que ninguém respeita, já sabíamos. A sua função de supervisionar os meios de comunicação social não passa do papel. As suas recomendações caem em saco roto. Os candidatos às autarquias e às legislativas continuam a escrever nas páginas dos jornais e a participar nos programas de tertúlia televisiva. Hernâni Carvalho, candidato à Câmara de Odivelas, continua alegremente a apresentar um programa sobre crime no «Você na TV», no horário matinal da TVI. A manipulação do eleitor no seu melhor. Se se criam estas entidades só para dizer que existem, mais vale acabar com elas. Sempre se poupava algum dinheiro ao erário público.

Morreu o contra-poder

O «Jornal Nacional» das sextas-feiras foi suspenso e a direcção de informação da TVI demitiu-se. Manuela Moura Guedes deve seguir as pisadas do marido, afastando-se da estação de Queluz de Baixo. Morreu o único contra-poder que existia em Portugal. A 3 semanas de eleições.
Segundo a própria Manuela havia uma «bomba» pronta para explodir amanhã à noite. A brigada de minas e armadilhas socrática desactivou o engenho, prevenindo eventuais danos colaterais. Temos escândalo para dar e vender.

Vaselina política

«Os professores ficaram a saber com o que podem contar num eventual mandato de Maria de Lurdes Rodrigues: talvez um pouco mais de "delicadeza, provavelmente até de preliminares, vaselina e outras boas práticas (...)», Manuel António Pina, Jornal de Notícias, 3 Setembro 2009