28 agosto, 2007

Dead Man Walking

O número de executados à morte por injecção letal no Estado do Texas, terra natal do nosso misericordioso e amado bush, atingiu o número redondo de 400. O blog Zero de Conduta conta-nos uma história recambolesca que nos leva a crer que qualquer cidadão pode ir parar ao corredor da morte, tudo por causa de uma lei que converte inocentes em culpados.

Las Vegas no Oriente

O maior casino do mundo abriu ontem em Macau e chama-se "Venetian". Como o nome indica, alia o jogo à recriação dos principais espaços de Veneza, com as suas gôndolas e os canais. Macau, que foi até há meia dúzia de anos, território português, faz parte da China e é o único local deste país onde o jogo é legal.

Sexo, o ópio do povo

As feiras do sexo é que estão a dar. A última, realizada em Portimão, e baptizada Sexy 07, reuniu 20 mil curiosos em apenas 3 dias de certame. Já o salão erótico realizado este ano no Parque das Nações tinha registado assinalável sucesso. Com as feiras do livro em crise, sugere-se ao novo edil lisboeta, que está em maré de ideias luminosas e nunca antes tentadas por nenhum mortal à face da terra, que transfira a próxima edição do salão erótico na capital para o verdejante Parque Eduardo VII, assim como assim, já é um sitio tão pouco recomendável...

Far West à moda do Porto, com um toque basco

Segundo rezam as gazetas, as máfias da noite do Porto digladiam-se em lutas de poder que já custaram a vida a um conhecido empresário e escaramuças entre facções na zona histórica da "invicta". Pelo sim pelo não, a PSP já reforçou a segurança temendo que os ajustes de contas se generalizem. Agora que se aventa como forte hipótese que a ETA tem uma base operacional de apoio no nosso país, é caso para dizer que Portugal está um sítio muito mal frequentado. Um misto de Sicília, com uma pontinha de País Basco.

A espiral de silêncio

Completamente abafados pelo “sistema”, os jornais desportivos portugueses transmitem uma inquietante espiral de silêncio sobre os bastidores, vulgo "podres", do futebol indígena. Para se saber novas do “apito dourado” é preciso consultar um qualquer jornal de cariz generalista. Na imprensa especializada o silêncio é de ouro. Os ditos jornais desportivos, que mais não são do que uma quase obscena montra da monocultura futebolística, queimam páginas e páginas com fait divers, entrevistas sensaboronas e amplas reportagens sobre as chegadas contentores de jogadores ao aeroporto de Lisboa, sempre profusamente ilustradas, assemelhando-se quase às revistas cor de rosa.
É confrangedor ver que três desportivos diários façam tão pouco e em vez de investirem na investigação, o façam no campo da opinião. O “Record” reforçou-se com Rui Santos, o professor Marcelo do pontapé da bola, enquanto “A Bola” reuniu a galáctica equipa de “senadores”, constituída pelos desequilibrantes Rui Moreira, Silvio Cervan e Rogerio Alves. Estranhas prioridades e uma pobreza franciscana de fazer chorar as pedras da calçada...

Féher e Puerta: Only the Good Die Young


António Puerta (1984-2007)

A tragédia volta a ensombrar o desporto. O jogador do Sevilha, António Puerta, não resistiu a várias paragens cardíacas e respiratórias e morreu esta tarde no hospital da capital da Andaluzia. Apenas com 22 anos, esta autêntica força da natureza possuidor de um porte físico notável, conquistou 5 títulos nos ultimos dois anos pelo clube de Sevilha. Em Outubro, nasce o seu primeiro filho que apenas conhecerá o pai por fotografias e pela glória que este trouxe ao seu clube de sempre.

O novo herói do mar


Nélson Évora ganhou a medalha de ouro no triplo salto dos mundiais de atletismo de Osaka. Um salto para a glória, de um atleta nascido na Costa do Marfim. Depois dos êxitos do nigeriano, entretanto naturalizado, Obikwelu, estes são os novos portugueses de sucesso no desporto. Sinais dos tempos globalizado.