08 novembro, 2008

Os pecados de Fátima

Um ano e meio depois do seu início, o julgamento do caso «Saco Azul» de Felgueiras deu boa parte dos factos como provados, condenando a 3 anos e 3 meses de pena suspensa e a perda de mandato, Fátima Felgueiras. Mas - há sempre um mas - a autarca acabou por salvar-se da prisão efectiva devido às recentes alterações ao Código do Processo Penal, ironia do destino introduzidas pelo PS, e à tradicional morosidade da Justiça, que levou à prescrição de alguns crimes, nomeadamente o de participação económica. Apesar da condenação por peculato, peculato de uso e abuso de poder, ainda não foi desta que alguém que rouba o erário público é preso. O que será preciso fazer?
Quanto à perda do mandato, Felgueiras irá ganhar tempo com os sucessivos recursos e, enquanto isso, candidatar-se-á à reeleição no final de 2009. Tranquilamente. Pudera, tudo é permitido. À saída do tribunal, a recepção à heróica autarca foi apoteótica. Não resistimos a citar uma frase atribuída a um popular na reportagem publicada hoje no CM: «É a nossa presidente. Tem obra. Fez tudo pela gente. Isto foram aqueles senhores malvados que só lhe queriam mal». O português é assim mesmo, fecha os olhos mesmo quando lhe vão ao bolso, esta malta só quer mesmo é ser feliz. Pobres diabos.

A humanização do homem providencial

Antes de ser, já o era. Barack Obama foi eleito há um par de dias e, à boa maneira americana, quase que já governa, eclipsando o presidente ainda em funções. No primeiro discurso à nação emitido esta tarde, Obama volta a insistir no argumento que a recuperação não será fácil, mas confia na resistência da nação americana. O novo inquilino da Casa Branca procura, nestes dois meses até à tomada de posse, em Janeiro, retirar a carga messiânica e de homem providencial que lhe foi colada durante toda a campanha eleitoral. Objectivo: descer a elevadíssima fasquia das expectativas que sobre ele se alimentaram, para não frustrar a natural decepção que em breve se vai abater na mente de muitos que sonharam demasiado.