23 novembro, 2008

Lama presidencial

Antes que alguém insinuasse algo mais, a Presidência da República emitiu um comunicado para dizer que o senhor Presidente e a família nada têm que ver com o BPN, excepto...uma conta poupança. O objectivo foi matar os boatos pela raiz e sacudir os pingos de lama que vão salpicando a imaculada imagem de Cavaco, que vem denotando uma hiper-sensibilidade para os rumores e as «filtragens» da imprensa. Só se lamenta que não tenha dito uma palavra sobre o que vai fazer com o Conselheiro de Estado e amigo de longa data, Dias Loureiro.

Fúria de vencer

2008 foi o ano da Espanha no Ténis, Ciclismo e Futebol. Hoje, a «armada espanhola» do ténis venceu, sem o número 1 do mundo, Nadal, a Taça Davis, diante da Argentina. No resto do ano, Nadal venceu a medalha de ouro em Pequim e conquistou Wimbledon. No futebol, a Espanha venceu o europeu da Suiça e da Austria. No ciclismo, Carlos Sastre venceu o Tour, Alberto Contador venceu o Giro e a Vuelta, enquanto Samuel Sanchez sagrou-se campeão olímpico em Pequim. No basquetebol, a Espanha atingiu a medalha de prata, sendo derrotada na final olímpica pelos quase invencíveis americanos. Uma folha de serviços recomendável.
Nós por cá, temos de nos contentar com os milagres da Vanessa Fernandes e do Nélson Évora.

A frase do dia

«Aquilo não é um partido político, aquilo é uma organização que, às vezes, Meu Deus, até me faz lembrar a máfia siciliana. É que não tem princípios, nem valores, o partido diz-se socialista mas não é socialista, promete uma coisa, faz outra. A única coisa que nós dizemos que é constante naquele partido é a conquista do poder e a sua manutenção a qualquer preço», Alberto João Jardim, referindo-se ao PS, Agência Lusa, 23 Novembro 2008

Julgamento televisivo

Na véspera do início das alegações finais do processo Casa Pia, a TVI apresentou em prime time um extenso trabalho, fiel ao seu melhor estilo, ou seja, tendencioso. Sinais nas nádegas, circuncisões, «deficiências no pénis» e outros pormenores íntimos dos arguidos, foram escalpelizados. Ainda houve tempo para lembrar que os nomes de Ferro Rodrigues e Jaime Gama, o número 2 da hierarquia do Estado, também estiveram na boca de muitas crianças da Casa Pia. Se esta reportagem fizesse prova para julgamento, estavam todos condenados.

«El alcalde», señor Costa

Ter «boa imprensa» é meio caminho para atingir o cume político-partidário. Que o diga António Costa, que para além de andar nas graças da imprensa «tuga», agora também já conquistou a simpatia dos «media» internacionais. Na habitual rubrica «Café Com», do «El País» de sábado, o «alcalde» lisboeta foi o convidado do jornalista Francesc Relea, o autor de uma prosa muito, muito simpática para Costa, para uma «bica» e um pastel de nata na nova esplanada do jardim de S. Pedro de Alcântara. «Nos 15 meses que leva no cargo conseguiu pôr ordem na casa, depois de uma crise monumental que obrigou a eleições antecipadas», pode ler-se. Em política, já não é preciso fazer futurologia, basta apenas seguir as pistas e os sinais dos jornais e das televisões para perceber quem são os líderes políticos do amanhã. É praticamente garantido que a margem de erro é quase nula.

O clube do choco

As sondagens na internet ou por telefone podem tornar-se um grande embaraço. Que o diga o Vitória de Setúbal que promoveu um estudo de opinião na sua página web para procurar saber que nome se devia dar à nova mascote do clube setubalense. Contra todas as expectativas ganhou a opção «Choco», que segundo a tradição sadina quer dizer «medroso» ou «cobarde». Entretanto, a Comissão de Gestão decidiu suspender a sondagem disponível no site, que nos últimos 3 dias teve 30 mil votantes, considerando o resultado da sondagem «desvirtuado».

Sócrates no país dos carros eléctricos

Em mais um exercício de lirismo e propaganda, o «nosso» PM apresentou os carros do futuro, eléctricos, «sem barulho», «sem emissões de CO 2». Perfeito para países do primeiro mundo, mas com dinâmica de segundo, como Portugal. Se os portugueses concederem aos socialistas mais um mandato, o nosso país, lá por 2014, - alimentado a «Magalhães» e a carros eléctricos, estes já andarão pelos céus descongestionando as ruas das grandes capitais nacionais, - será, como sugere o João Gonçalves no Portugal dos Pequeninos, uma remake do visionário filme Blade Runner, realizado nos anos 80 por Ridley Scott.