06 dezembro, 2011

O segredo do sucesso de «Mou»

«Mou» assado, «Mou» cozido e «Mou» frito. A imprensa espanhola, escrita e online, «come» e vende feito Mourinho a todas as horas. Ele é o novo Rei Midas. Em tudo o que toca transforma em sucesso. As suas equipa vencem, as suas declarações impactam, os jornais e as televisões sobem tiragens e audiências. O livro - «Mourinho - O segredo do seu êxito», assinado pelos jornalistas Luís Miguel Pereira e Nuno Luz, vai ser um dos grandes sucessos do Natal. Em Portugal e no país vizinho, onde também saiu hoje a edição em castelhano. Depoimentos exclusivos de ex- jogadores e presidentes de Mourinho sobre as qualidades do líder que tem uma legião de pessoas que o venera, outra que o odeia e outra ainda que não fica indiferente à sua estratégia no campo e fora dele, na dialéctica.

Não me chateiem que eu agora estou na Lua!

Cândida Almeida, a antiga «menina da rádio», regressou em grande aos seus comentários avulsos e desconchavados sobre tudo e sobre nada. Relativamente à onda de ataques dos piratas informáticos, que inclusivamente visaram o sítio do DCIAP, a procuradora desvalorizou a investida e, naquele tom mais próprio de uma dona de casa do que de uma pessoa com altíssimas responsabilidades, disse: «Até já há miúdos que entraram na NASA». Estamos verdadeiramente entregues à garotada. Não a podemos mandar para Marte?

O leão mostra a sua raça

O FC Porto comeu a relva, mas não foi suficiente para vencer o Zenit. Os dragões estão afastados dos oitavos de final da Champions, o que não acontecia desde 2005. Jogam a Liga Europeia, mas perdem muitos milhões para a tesouraria azul e branca. O Benfica está qualificado para a fase seguinte, mas já perdeu a Taça de Portugal. Quem está em grande é o Sporting. Depois da hecatombe inicial, que quase antecipou revolta na «Bounty», o paciente técnico Domingos começa a «encaixar» «en su sítio» a «Organização das Nações Unidas» que constituiu a política de transferências dos leões. Com a crise a flagelar-nos a pele, resta-nos a disputa futebolística, ao mais alto nível.

A saúde ao estilo IKEA

Macedo, o antigo estripador do fisco, agora a fizer miséria na saúde anunciou no «Prós e Contras» o aumento das taxas moderadoras. Diz ele que cerca de 5 milhões de portugueses estão isentos e que em média um cidadão recorre a uma urgência hospitalar «1 ou 2 vezes por ano». É um optimista e um grande gestor. Mas uma de duas: Ou os idosos e os mais desfavorecidos começam a cair como tordos a caminho dos hospitais ou os centros de saúde vão começar a rebentar pelas costuras. Qualquer dia o acesso à saúde vai ser privilégio de um qualquer indivíduo em coma irreversível e tudo o resto vai ser a versão IKEA: faça você mesmo.

A frase do dia

«Nós não estamos a espera de bombons do Governo da República, nem o Governo da República vai receber nenhum bolo de mel do Governo da Madeira», Alberto João Jardim, in Público, 6 Dezembro 2011