24 maio, 2009

O salvador da pátria laranja

Gerou contestação a escolha de Paulo Rangel para líder parlamentar e ainda mais para cabeça de lista ao Parlamento Europeu, em representação do PSD. Agora, como diz Ricardo Costa, na cobertura de um dia na campanha eleitoral laranja, na Guarda, Rangel é a «coqueluche» social-democrata. Cortou o cabelo e aplicou gel na cabeleira para rejuvenescer a imagem pesada que tem. Só não foi a tempo de emagrecer uns quilitos. Tambén não se pode pedir tudo. Certo é que o homem está a cair no goto. Não desfazendo, mas ao lado de Vital Moreira, Rangel é um craque da política. Manuela Ferreira Leite ainda vai ficar conhecida como a líder que teve razão antes do tempo.

Despromoção provisória?

O Belenenses foi despromovido à Liga de Honra e, em princípio, vai passar um ano de travessia no deserto. Dizemos em princípio porque da forma como está a saúde financeira da maioria dos clubes da divisão princpal, não espantaria um malabarismo no defeso, decidido, bem à portuguesa, na secretaria, que recuperaria o clube de Belém para a Liga Sagres. O Estrela da Amadora pode ser um dos candidatos à extinção. O mal não é apenas nacional. O futebol espanhol, com um endividamento dos clubes da primeira divisão superior a 3.400 milhões de euros, está à beira do abismo financeiro e devia ser mais regulamentado, afirma hoje o diário El Pais."A ruína ameaça o futebol", escreve o jornal madrileno.
PS: Os antigos clubes do Major, Gondomar e Boavista, desceram à II Divisão, o equivalente ao terceiro escalão. Uma coincidência.

Suar as estopinhas

Contrariamente ao que se supunha há uns meses, o secretário-geral do PS ter mesmo que dar o litro pelo «avô cantigas» nestes 15 dias de campanha eleitoral. Ontem, em Coimbra, ficou com a camisa branca completamente ensopada no discurso de recepção ao camarada Zapatero. Se o desastrado Vital continuar a dar tiros nos pés, Sócrates terá de se desdobrar em jantares/comício de apoio ao cabeça de lista socialista ao Parlamento Europeu.