20 novembro, 2008

A turma dos meninos imaturos

A hora tardia a que o jogo foi transmitido e o seu carácter amigável, mitigaram a dimensão do escândalo em directo. Uma selecção de meninos imaturos, sem atitude e pouco empenhados. Já não estamos habituados a ficar fora das grandes competições (sim, Scolari, o mérito é todo teu), mas arriscamo-nos a ver o Mundial 2010 no sofá. Madaíl e Queiróz pediram desculpa. É o mínimo. O primeiro já devia ter ido embora depois do Euro 2004. O «professor», concordo com Miguel Sousa Tavares, «não tem curriculum», para o cargo. Regressou e precipitadamente. Algum dia se saberá que mal fez Manuel José, provavelmente um dos técnicos lusos com melhor folha de serviços em actividade, para não chegar a seleccionador das quinas?

PS: Uma palavra para Cristiano Ronaldo. No outro dia li uma teoria que o «CR7» perdeu a alegria de jogar depois da lesão. Aconteceu que a fama subiu-lhe à cabeça e a braçadeira de capitão está longe de lhe assentar como uma luva. Pensam que são Maradonas e Pelés e depois dá nisto...

Apocalipse now

É a catástrofe pré-anunciada. Um sismo de 6,9 na escala de Richter vai sacudir a área metropolitana de Lisboa, esta sexta-feira, às 17h30, transformando a capital num caos ainda maior, com o desencadear de uma operação de socorro sem paralelo, com evacuações, resgate de vítimas, corte de estradas, etc. Balanço estimado: Edifícios Colapsados -10; Edifícios Danos severos –995; Ocorrências rede gás –130; Ruas Afectadas –395 (13%); Mortos –525; Feridos Graves –587; Feridos com necessidade hospitalar –707; Feridos Ligeiros –405; Desalojados –9972. Felizmente é apenas um cenário e um simulacro, que vai durar até este domingo. Pode ter sido impressão minha, mas creio que este exercício foi pouco divulgado na imprensa. Os mais incautos ainda apanham um enfarte amanhã, quando o «tourada» começar junto à praça de touros do Campo Pequeno.

Caia quem caia

O ex-presidente do BPN, Oliveira e Costa, foi detido para interrogatório, acusado de uns crimezitos inocentes. Coisa pouca. Cairão outros, a seguir? É desta que cairá a máscara do aparentemente impoluto período cavaquista?

Milagres do photoshop

A manipulação grosseira já chegou aos jornais de referência. Em França, o «Le Figaro» reconheceu ter adulterado uma fotografia da ministra da Justiça, Rachida Dati, publicada na sua edição de ontem, simplesmente para esconder um anel da firma Chaumet estimado em mais de 15 mil euros. Segundo se soube, os atentos jornalistas, acharam ou foram aconselhados a submeter o instantâneo ao «Photoshop» para não demonstrar excesso de opulência da ministra.

Sócrates de saias e com make-up

Judite de Sousa acabou a entrevista extenuada. Pudera: Maria de Lurdes Rodrigues é, também ela, um «animal feroz», tal e qual o seu protector, Sócrates. Usa as técnicas do «grande líder», suplicando à entrevistadora para que a deixe falar e explicar a «marcha atrás» no sistema de avaliação, mudando de assunto e repetindo palavras sempre que a conversa não lhe interessa. A aprendizagem foi rápida, senhora ministra. Agora percebemos por que é que a reunião com os sindicatos durou apenas 15 minutos. Um autêntico Sócrates de saias. Pena terem carregado demasiado na make-up. Pelo menos as rugas e as olheiras sumiram durante o programa.