25 março, 2010

Uma má «ideia» à «hora do jantar»

O tribunal de Matosinhos condenou esta quinta-feira a 16 anos de prisão o homem que, em Maio de 2009, sufocou a filha com um cinto de roupão. João Pinto matou a filha, Maria João, a 28 de Maio do ano passado. A menina tinha sete anos e o crime ocorreu depois de o pai a ter ido buscar à escola e ajudado a fazer os trabalhos de casa. Invoca a meretíssima juíza que a pena não foi mais elevada por não se ter provado a tese da premeditação e fundamenta:«Não houve planeamento do homicídio. Foi uma ideia que lhe surgiu pela hora do jantar», referiu a juíza-presidente durante a leitura da sentença, acrescentando que «o tribunal ficou sem saber qual a motivação».
Por bom comportamento, João Pinto deverá cá estar fora daqui a 10 anos. A sociedade vai-se encarregar de fazer o que a justiça, incompreensivelmente, não faz, ou seja, condenar exemplarmente.

As várias faces do PEC

O PEC, hoje aprovado pelo bloco central informal, tem dado azo a muitos trocadilhos. Ontem circulava um a dizer que era o plano para....sodomizar (não sei se me faço entender!) contribuintes. Hoje, Paulo Portas, para não suscitar comentários laterais, inventou outra: O plano para esfolar contribuintes. Imaginação fértil.

A frase do dia

«A crise grega pode transformar-se num tsunami que pode afectar Espanha ou Portugal», Viviane Reding, vice-presidente da Comissão Europeia, El Mundo, 25 Março 2010