28 julho, 2008

A SIC apoia o disco do Zé

Temos dito insistentemente neste espaço que os boletins informativos da SIC já ultrapassaram largamente a desfaçatez que caracterizava a TVI há meia dúzia de anos. Os telejornais da estação de Queluz são uns «meninos de coro» comparados com a fasquia a que se chegou em Carnaxide. Quase ao nível do solo. Pois no sábado, a originalidade chamou-se José Castelo Branco. Ex-transformista, ex-galerista, ex-residente no Big Brother, ex-tertuliano e agora cantor. And so what? A SIC arranjou 10 minutos para o novo trabalho discográfico(???) do Zé nos seus dois espaços informativos de sábado. Em horário nobre, portanto. As banalidades foram tantas que a parte mais hilariante aconteceu quando ele (ou será ela?) disse que, apesar de ter na sua casa uma foto ao lado de Sócrates, «se pudesse mudava de governo, porque o Primeiro-Ministro está a sacrificar-nos a todos». Coitadinho do Zé. A pouca vergonha continua e ainda há canais, que se dizem responsáveis, a alinhar na festa.

Flirt institucional

Há umas semanas, causaram azia nas hostes sociais-democratas os elogios do cavaquista Dias Loureiro ao Primeiro-Ministro, aquando da apresentação do livro que retratava o «menino de ouro» socialista. Hoje, foi a vez de Sócrates devolver o galhardete, não a Dias Loureiro, mas a outra cavaquista, a ex-ministra da Saúde, Leonor Beleza. O PM, salientava a importância das reformas que o governo tem vindo a promover na área da Saúde e recordou o impacto das reformas realizadas na década de 80 por Leonor Beleza, na altura ministra de um governo social-democrata. «Leonor Beleza encerrou 150 blocos de parto, lembro-me bem do que se disse na altura, mas, 10 anos depois, a mortalidade infantil em Portugal desceu para níveis compatíveis com países desenvolvidos», afirmou. Intrigantes elogios ou sinal de que o flirt entre Belém e S. Bento continua?

A lei de Freitas

Há pareceres e pareceres, mas parece que os do «Prof. Doutor Diogo Freitas do Amaral», têm um valor acrescentado. Pelo menos é essa a teoria de Gilberto Madaíl, que depois de ler as conclusões do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros homologou os resultados dos campeonatos nacionais, ratificando a decisão do Conselho de Disciplina da FPF. Decisão negra para a cidade do Porto. Boavista desce à segunda Liga e Pinto da Costa fica castigado por 2 anos.

Mau tempo no canal Benfica

Vai ser preciso muito salero e muito flamenco para que o sobrinho da falecida Lola Flores termine a temporada no banco da Luz na companhia dos seus inseparáveis adjuntos. Enrique, ou Quique para os amigos, já deve estar a ver o «buraco» em que se meteu. LF Vieira e Rui Costa deram-lhe para as mãos uma equipa que mais parece a dos amigos da Carris que ao fim de semana se juntam para abater a barriguinha. Os 2 ou 3 camaradas acima da média que por lá andam, mas na curva descendente da carreira, não quiseram desperdiçar a oportunidade, pois ouviram dizer que este «albergue» até era simpático para se fazer uma temporadazita tranquila e cobrar algum guito. A saída confirmada de Petit para o Colónia, não sendo dramática, é mais um prenúncio de...morte. Desportiva, está claro. Com a equipa de futebol neste estado, é melhor repensar o lançamento do canal Benfica. Para ver vitórias do clube da Luz, mais vale ligar para as emissões nocturnas da RTP-Memória. Ao menos nesse tempo ganhava-se.

Vai formosa e não segura

Os saltos altos de Letizia Ortiz, a princesa das Astúrias, causaram furor na saída nocturna de ontem da realeza espanhola nas férias das Baleares. A ex-apresentadora aguentou-se, mas entre os jornalistas apostou-se que uma eventual queda da princesa daria o «boneco» do ano.