01 fevereiro, 2009

Intrigante sintonia


O mesmo título nas três primeiras páginas dos jornais desportivos de domingo: «(Voltou) a alegria do povo». Coincidência, concertação empresarial ou espionagem mútua? Pouca imaginação, talvez. Menos mal que desta, as fotos não são iguais.

A derrota das «ignomínias»

A sondagem colocada à consideração dos leitores teve um resultado elonquente. Dos 20 votos apurados, 18 dos votantes entendem que Sócrates não tem condições para continuar no governo se for constituído arguido no caso Freeport. Apenas dois heróicos resistentes votos - terão tido origem num IP com origem no Largo do Rato ou na Gomes Teixeira? - defenderam a resistência do Primeiro-Ministro no seu posto, haja o que houver, na investigação judicial. Ou, se se quiser, «contra as ignomínias», nas palavras de Sócrates.

Um caso de longevidade

Hugo Chávez revelou que pretende governar até 2049, quando completa 50 anos na presidência, e que alongará os mandatos presidenciais de 6 para 10 anos, se ganhar o referendo de 15 de Fevereiro sobre a reeleição presidencial. Sabendo que o líder venezuelano nasceu em 1954, o mesmo é dizer que aspira a ser presidente até aos 94 anos. Um caso de longevidade ímpar. Deus lhe dê saúde.

Mantorras derrota S. Pedro

Em noite de dilúvio, apareceu S.Mantorras, para marcar o golinho da ordem, na vitória do Benfica ao Rio Ave. O angolano é um verdadeiro caso de estudo. Quando entra em campo, os espectadores no estádio ganham um novo ânimo. Acontece algo de místico. A 60 a 70 por cento, Mantorras é um caso de fé.

A frase do dia

«Parece que em Portugal há dificuldade em investigar, as coisas demoram muito tempo e depois ninguém é acusado e ninguém é inocentado», Manuel Alegre, deputado do PS, Agência Lusa, 31 de Janeiro 2009