30 agosto, 2007

"Best of"Júdice

A pedido de muitas famílias, como se dizia no antigamente, e de uma solicitação encarecida de uma "postadora" assídua e indefectível desde a primeira hora, o autor desta blog aceita o repto para fazer uma breve resenha da entrevista que o advogado José Miguel Júdice dá hoje ao "Diário Económico" - só a talhe de foice, o jornal que melhor planeou as suas edições de Verão e que concorre, sem favor algum, com os generalistas, cada vez mais apagados.
Aqui vai um compacto, ou "best of" como se diz do outro lado da Mancha, com as melhores "farpas" do causídico:

«(Os portugueses não amam suficientemente a liberdade?) Não amam. São uns anarquistas completos. Querem ser governados por esses, mas querem estar sempre a dizer mal deles. O que se dizia de Cavaco! Mas depois aparecem os bonzinhos, os gordinhos, os dialogantes, os doces, os que estão sempre de acordo com quem falam, os Guterres, os Barrosos, e no ranking dos primeiros-ministros não os colocamos em destaque. O país é assim, esquizofrénico. Temos de viver com a esquizofrenia dos portugueses ou então emigrar. Há em nós uma pulsão autoritária e uma pulsão libertária. Provavelmente, é por isso que estamos vivos»

«Somos um país muito merdoso! Quem governa tem de se encher de paciência, tem às vezes de ter vergonha de quem está a governar. Mas tem de aguentar. Porque ninguém é obrigado a governar. Quem foi para lá foi porque quis. Se eu for nomeado para coordenar a reabilitação da frente Tejo, que é um cargo técnico, não é político, vou levar porrada, vou ser atacado, injuriado, e vou ter de aguentar. Que hei-de fazer! Depois vou-me embora…»


«Nem as civilizações são imortais quanto mais os partidos»

«Os políticos estão habituados a insultarem-se na sua honra num dia e ficarem a rir à gargalhada no dia seguinte. Comigo não é assim. Telmo Correia vai ter que me pedir desculpa por ter dito que eu andava à procura de tachos senão nunca mais lhe falo… »

Ibéria gay

Nasce na próxima segunda-feira a Câmara de Comércio Gay e Lésbica Ibérica, que agrupará empresários espanhóis e portugueses, tendo por objectivo estimular o desenvolvimento de produtos específicos para homossexuais. A grande Ibéria, de que falava Saramago, pode estar a trilhar os primeiros passos. Querem melhor tema que sexo e homossexualidade para que as pessoas despertem para o alerta do Nobel de Lanzarote?

Como não assaltar uma joalharia

A ocasião faz o ladrão, a qualquer hora do dia. Hoje, na Calle Serrano, uma das mais comerciais de Madrid, três indivíduos tentaram assaltar à marretada a montra de uma conhecida joalharia. Dois agentes à paisana dissuadiram o assalto, tendo os candidatos a meliantes conseguido escapar num veículo de alta cilindrada. No vidro, pelos vistos resistente, ficaram as marcas de 12 violentas marretadas. Talvez para a próxima resulte.
VIDEO

Futsal só na estação do Balsemão

A viver o pior período de vacas magras da sua existência, a SIC recorre ao que pode para minorar a tragédia. Agora, anuncia com grande estardalhaço que conseguiu, em "rigoroso exclusivo" a transmissão de 35 jogos do campeonato nacional de futsal, que se inicia a 15 de Setembro. Se o ridículo matasse...

Há mitos que nuncam morrem

A mulher mais fotografada da História morreu há 10 anos, em Paris. A princesa Diana deixou de ser alvo das objectivos dos paparazzi, mas continua a vender muito papel.