14 novembro, 2007

Um protesto que até FERVE

A explosão e o alcance dos blogues não pára de nós surpreender. Desta feita, chegou ao nosso conhecimento o nascimento de um nosso cóngenere de seu nome "Fartos d'Destes Recibos Verdes" (FERVE). Segundo os responsáveis, pretende-se denunciar situações de uso abusivo de recibos verdes e promover um espaço de debate acerca desta realidade laboral, de forma a promover a mudança. Para os precários e para os que têm emprego fixo, não deixem de espreitar o blogue http://fartosdestesrecibosverdes.blogspot.com/

"Pára-quedista" em queda livre

Carmona Rodrigues é um verdadeiro "pára-quedista" da política. Hoje, questionado pela jornalista da SIC-Notícias, sobre as buscas levadas a cabo pela Judiciária na empresa municipal Sociedade de Reabilitação Urbana Oriental, o ex-presidente disse, com o ar mais cândido deste mundo, que não recebeu (quando existe a prova que recebeu) durante o seu consulado qualquer carta oficial a dar conta de irregularidades. Numa atitude de “não me chateiem, que eu agora ja não mando na tasca”, Carmona, quando interrogado sobre a possibilidade de a missiva se ter extraviado, lá respondeu, de modo displicente, “se calhar...”. Quem foram os tansos que votaram neste tipo?

Técnicas de arrombamento

A política portuguesa é uma caixinha de surpresas. No PSD da Figueira da Foz entra-se na sede do partido...arrombando a porta.
O presidente socia-democrata da Figueira da Foz voltou hoje a entrar na sede local do partido, após a porta ter sido arrombada pela terceira vez num mês, reassumindo o controle do edifício.
"Não há nenhuma razão, política ou jurídica, para não termos acesso à sede" disse à agência Lusa Lídio Lopes, presidente da concelhia do PSD da Figueira da Foz, justificando a decisão de arrombar a porta. Desde 11 de Outubro, data em que tomou posse do cargo, que Lídio Lopes permanecia sem conseguir entrar na sede, face à recusa do presidente cessante em lhe entregar as chaves do edifício.
Na década de 80, uma guerra entre cooperantes da TSF, gerou um episodio semelhante, com o recurso ao célebre berbequim de Emídio Rangel e sus muchachos para franquear a porta da sede da estação, no bairro dos Açores, em Lisboa.

Salazar na intimidade, segundo a "Micas"

"Os meus 35 anos com Salazar", é um livro da autoria de Maria da Conceição de Melo Rita, a "Micas", como era carinhosamente tratada por Salazar, escrito pela pena do jornalista Joaquim Vieira. A "Micas" foi viver para a residência do Presidente do Conselho por intermédio de Maria de Jesus Freire, a governanta de Salazar, tinha apenas 6 anos. Na apresentação da obra que revela o ditador na intimidade, José Hermano Saraiva, definiu a personalidade que governou Portugal durante mais de 30 anos, como "um homem bom".
Para o historiador, "a História é feita de patranhas e mentiras", e aquilo que sobreviveu até hoje foi uma imagem implacável de Salazar, o que, no seu entender, não corresponde á verdade, acrescentando que à medida que o tempo passar, "o nome de Salazar será cada vez maior e quando se escrever a História, sobressairá a sua bondade". Está visto que o ancião historiador do regime (o outro) é o sócio número do 1 do Clube dos Amigos do Salazar, logo seguido por Jaime Nogueira Pinto...

Multimedia sem PT

Depois da concretização do spin-off (separação) da PT Multimedia da Portugal Telecom, a empresa liderada por Rodrigo Costa está a fazer tudo para aparentar a maior independência relativamente à empresa-mãe. No edifico da PTM, em Entrecampos, foram retiradas as letras PT, o que indignou o presidente da Telecom, Henrique Granadeiro. Agora, na rua contígua à estação de Entrecampos, só mora uma empresa chamada: Multimedia.

Desastre ecológico

30 mil pássaros mortos é o resultado de mais um desastre ecológico na costa do Mar Negro. Moral da história: pouco se aprendeu, cinco anos depois da tragédia do "Prestige" na Galiza.