25 abril, 2010

Atirem-se ao mar

Mais manso (espero não ser censurado por isto), politicamente falando, Cavaco repetiu os argumentos de indignação contra os ordenados e bónus dos gestores e desafiou os portugueses a virarem-se para o mar e para a economia que ele pode gerar. Com um dia de sol como este que comemorou a revolução de Abril, o que deve ter apetecido a milhares de portugueses foi uns valentes mergulhos de lazer neste imenso Atlântico. Todas as outras observações são «blá blá blá» em campanha pré-eleitoral para as presidenciais de 2011.

Onde é que tu estavas no 25 de Abril, Sócrates?

Questionado pelos repórteres onde estava há 36 anos, quando a revolução estalou, José Sócrates recordou «um dia de Primavera» e de escola. «Estava no sétimo ano, no liceu da Covilhã, e lembro-me nesse dia de ir para o liceu normalmente e ouvir os rumores de uma revolução e lembro-me bem dessa manhã e de um entusiasmo que todos os jovens da minha época tínhamos», contou. Sobre o futuro, o actual chefe de Governo não se imaginava onde está hoje, até porque disse não ser «daqueles que desde novos subiam para bancos fazendo discursos pensando-se presidentes da República». «Nunca sonhei nem ser Presidente da República nem primeiro-ministro nem ocupar cargos de destaque. A vida é uma sucessão de pequenos nadas e de muitos acasos. Foi isso também que me aconteceu», assinalou.
Bom, perante estas palavras, só podemos concluir que Sócrates foi um grande acaso e um erro de casting da política portuguesa, ele que jamais sonhara aqui chegar.

PS: Imperdível a reportagem da TSF nos jardins do Palácio de S. Bento, com Sócrates embaraçado com uma atrevida «embaixadora de Marte» e fazendo alarde do seu sofrível inglês.

A frase do dia

«O cúmulo da intimidade é partilhar os pums», José Gameiro, psiquiatra, entrevista ao jornal "I", 24 de Abril 2010

A festa do livro e do futebol

Ontem à noite respirava-se, pelo menos em Lisboa, um ambiente digno de um jogo da selecção nacional num Mundial de futebol. Restaurantes lotados e ruas cheias de automóveis. Afinal era «só» o Benfica que jogava com os algarvios do Olhanense. O Braga cumpriu o seu dever e a festa, para alguns, ficou adiada, pelo menos por mais uma semana. Como é público a Praça do Marquês de Pombal já está reservada para o efeito. Já circulam panfletos que apelam a uma romaria do Estádio da Luz ao Rossio, no dia 9 de Maio, depois do jogo dos encarnados com o Rio Ave. Como é já na próxima semana que começa a Feira do Livro, precisamente no Parque Eduardo VII, aguarda-se uma forte concentração de pessoas no centro da cidade, num dos dois próximos (ou em ambos) fins de semana. A feira foi antecipada, mas não será nesta edição que os editores e livreiros têm argumentos para se queixar de falta de público. O mais prudente até, por motivos de segurança, é encerrar as barraquinhas. Não vão os diabos tecê-las.
PS: Dizer que a festa foi adiada é uma meia verdade. O Benfica sagrou-se hoje campeão europeu de..futsal.

Fuck Facebook

Quando o Facebook está no centro de tudo e é fonte diária de notícias vale a pena ver este pedaço do «South Park» sobre a nova adição virtual dos tempos modernos.