15 outubro, 2009

Aconteceu na América, como não podia deixar de ser


As principais networks pararam para acompanhar o insólito caso. Uma criança de seis anos levantou voo de um balão que estava amarrado no jardim da casa dos pais, no Estado do Colorado. Estima-se que o balão tenha andado duas horas à deriva, vigiado por forte contigente policial, para acabar por pousar algures num imenso deserto. O pequeno Falcoon Heene não se encontrava a bordo. O desfecho pode ter sido trágico.

PS: Como aconteceu na América, também podia ter sido mentira e foi. Veio a apurar-se, já madrugada em Lisboa, que o rapazinho, o «boy baloon», como ficou conhecido, nunca saiu de casa dos pais. Estivera escondido, simplesmente. Resta saber quem vai pagar o impressionante aparato policial mobilizado.

Diálogo, diálogo e mais diálogo

Se alguém se deu ao trabalho de contabilizar o número de vezes que o nosso primeiro disse a palavra «diálogo» na alocução que nos caiu no prato ao jantar, agradecia que nos informasse. Dão-se alvíssaras.

O elogio da imagem

De espírito aberto, coração limpo, não de mão estendida, mas de mangas arregaçadas. Assim se podia caracterizar, a la minute, a entrevista de Sócrates à «Visão», aclamada como a primeira entrevista pós-vitória eleitoral. O conteúdo é o habitual, vago, exceptuando a parte em que Sócrates diz que levou uns pontapés e que muitos o julgavam politicamente morto. «Enganaram-se», disse. O resto é o elogio da imagem, como a galeria fotográfica da «Visão» ilustra. A gravata vermelha (o pormenor do nó da gravata e da posição dos pés na galeria de imagens da «Visão» é delicioso) e as mangas arregaçadas, como que a dizer «let's do it», ficam-lhe a matar. Pena não passar tudo de boas intenções. O «esqueleto» do seu futuro governo é disso prova. É preciso mudar algo, para ficar tudo na mesma.Pouca renovação e muita dança da cadeira.

«Caloirada» à solta

Ninguém duvida que as caras larocas mais giras do Parlamento são da esquerda parlamentar. Depois das meninas Drago, Rebelo e Amaral Dias, emerge agora no firmamento de S. Bento a menina Rita Rato, 26 anos, natural de Estremoz, eleita pela CDU. A foto com que ilustramos este post não é a melhor, mas é o que se pode arranjar. Se quiserem ver o potencial político da moçoila o melhor é mesmo comprar a edição do «Negócios» desta quinta-feira. Definitivamente a nova legislatura parlamentar passa a contar, a partir de hoje, com umas «caloiras» muito atraentes.

Eu fico...na oposição

Sócrates desafiou Ferreira Leite para aliada política. A líder do PSD, quiçá surpreendida com a proposta, recusou. Portas promoveu uma conferência de imprensa depois de ter sido recebido pelo primeiro-ministro, indigitado, não esquecer, a assegurar «eu fico» na oposição. Parece que não foi convidado (ohh!) e mesmo que tivesse sido não podia aceitar. Perderia o eleitorado conquistado nas últimas legislativas e ficaria conhecido como «Portas vai com todos». Certo, certo, é que na oposição o pelouro do rendimento mínimo, da segurança e dos agricultores será dele e da sua pandilha. E desta feita com um pequeno exército de quase duas dezenas de parlamentares que bem coordenados podem valer mais que os pouco mais de 80 sociais-democratas representados nas bancadas de S. Bento.