01 abril, 2009

Tentação «speciale»

José Mourinho aceitou o desafio para participar no programa da TV italiana «Chiambretti Night», uma espécie de «cabaret da coxa» lá do sítio. O objectivo é soltar meninas bastante favorecidas do ponto de vista estético-físico para aquecer o ambiente da «cobaia», neste caso Mourinho. Pela imagem de concentração absoluta que retirámos da internet, o novo doutor honoris causa não se deslumbrou com a visão que lhe apareceu à frente. Devia ter o «chip» ligado só para pensar como conseguir vencer a Liga dos Campeões no próximo ano.

Cimeira 2 em 1


As grandes cimeiras políticas são simplesmente para «inglês ver». Realmente produtivas só as fotos de família, os faustosos banquetes e as visitas de beneficência das primeiras damas. Tudo o que resto é discutido o resto do ano. Nos bastidores. A divisão dos blocos EUA/Inglaterra e França/Alemanha também está bem vincada na cimeira do G20, em Londres. As conferências de imprensa chegaram a ser separadas, ou seja, por blocos políticos. Sarkozy chegou mesmo a dizer que «a política não é só fazer discursos bonitos. É sobretudo assumir responsabilidades». O destinatário da «boca» do presidente francês só pode ser um...Barack Obama. Na «outra» Cimeira, ao primeiro dia, verificou-se o primeiro morto, nos confrontos com a polícia junto ao Banco de Inglaterra.

Governar dá sono

Um instantâneo curioso que tirámos do «twitterpics». Manuel Pinho, o ministro da Economia, seguramente um dos maiores erros de casting do governo socialista, a morrer de sono durante a apresentação do enésimo programa de incentivo empresarial. Em princípio só lhe falta mais 6 meses de calvário, para depois regressar ao mundo maravilhoso da banca, de onde provém e de onde nunca devia ter saído.

O fumo e o fogo

Informa o «CM» que Lopes da Mota, o presidente da Eurojust, já foi alvo de um processo disciplinar, que acabou arquivado, no âmbito do processo de Fátima Felgueiras. Antigo procurador na cidade homónima da autarca, sobre Lopes da Mota recaíram suspeitas de ter fornecido a Fátima Felgueiras uma cópia da denúncia anónima sobre o ‘saco azul’. Na altura, o então Procurador-Geral da República, Souto Moura, abriu um inquérito à conduta do magistrado, mas acabou arquivado. Também revela o «CM», por sinal um dos jornais mais independente e que mais tem atacado o governo e os poderes instalados, que o ex-colega de Governo de José Sócrates, o tal magistrado Lopes da Mota, é casado com uma vereadora do PS da Câmara de Lisboa.
Podemos estar na presença de uma «campanha negra», de uma «caça às bruxas», o DVD com as acusações de Mr. Smith até pode nem valer como prova, mas o rol de coincidências é demasiado flagrante para ser ignorado.

A caça aos simuladores

Várias semanas depois, Lisandro Lopes foi castigado com um jogo de suspensão por ter simulado uma grande penalidade no jogo FC Porto-Benfica que o árbitro acabou por assinalar. A Liga de Clubes abre um precedente grave que lhe pode trazer dissabores de futuro. Ajuiza-se, a posteriori, com base nas novas tecnologias, mas mantém-se a resistência para o recurso ao video durante os jogos. Com este critério, adivinha-se que os que simulam penalties e despem a camisola quando marcam um golo, sejam as principais vítimas dos castigos, enquanto os «lenhadores» de serviço continuarão, impunes, dentro de campo.

A frase do dia

«É mau para o país inteiro que se saiba, através da Polícia Judiciária, do Ministério Público ou dos magistrados, que há fugas para a comunicação social. Isso é imperdoável», Mário Soares, questionado sobre o caso Freeport, Agência Lusa, 1 Abril 2009