11 abril, 2010

Perigo, padre por perto

Esta tem direitos de autor, mas não deixa de ter a sua piada. Diz o Diogo Sousa que a Direcção Geral de Viação está a preparar a visita do Papa a Portugal, tendo concebido um «novel e imberbe» sinal de trânsito que será colocado nas rodovias nacionais, inspirando-se nas mais recentes notícias sobre os alegados casos de pedofilia envolvendo elementos da Igreja.

Jogo viciado

O senhor ao fundo da imagem é o novo asssessor de imprensa de Passos Coelho. Chama-se Rui Baptista e costumávamos vê-lo aos fins de semana a comentar as primeiras páginas dos jornais nas manhãs da RTP-N, na sua condição de editor de política da Lusa. Nada a obstar sobre a pessoa, mas sim sobre esta circulação permanente de jornalistas das redacções para as assessorias e vice-versa, sem período de nojo. Como se nada fosse. Talvez fosse altura, à semelhança do que Passos sugeriu quanto à Constituição, de mudar as regras do jogo.

Manual de boas intenções, sem teleponto

Na sessão de encerramento da sua entronização em Carcavelos, Passos Coelho debitou ao longo de uma hora um manual de boas intenções e uma espécie de programa de governo virtual. A revisão urgente da Constitituição foi, porventura, a ideia mais forte do discurso. Resta-lhe, agora, nos próximos tempos seleccionar com rigor as tribunas onde vai querer fazer passar a sua mensagem, visto que a ex-líder, Ferreira Leite, cortou-lhe a possibilidade de estar representado no Parlamento, excluindo-o das listas. O duelo frente-a-frente com Sócrates fica, assim, adiado. Mas numa coisa marcou pontos: não precisou do teleponto para falar. O homem de plástico laranja demonstrou alguma flexibilidade.

Comida, cama e roupa lavada

Entra segunda-feira em vigor a nova lei de execução de penas - mais um primor dos «iluminados» legisladores que temos. A aberrante alteração vai permitir que os reclusos, mesmo os mais perigosos, que já tenham cumprido um quarto da pena, posssam sair durante o dia para trabalhar, passear ou...reincidir. Com esta nova lógica, a prisão vai passar a ser uma espécie de hotel, de onde se sai de manhã e regressa ao fim do dia, com comida, cama e roupa lavada.