08 maio, 2010

Cromos difíceis de...pronunciar

Nuno Luz, provavelmente o maior «cromo» do jornalismo (?) desportivo nacioonal, descobriu o maior coleccionador de cadernetas do país, que soma cerca de um milhar. A febre das cadernetas voltou no último mês com o lançamento da caderneta da Panini alusiva ao Mundial 2010, na África do Sul. Pequenos e graúdos correm para os quiosques e, não raro, ouvem a resposta: «Está esgotado». Bem que me lembro da célebre coleccção de cromos do Europeu de futebol de 1988 e do furor que um jogador alemão, de seu nome Franco Foda, fez na comunidade juvenil. Era o tal cromo verdadeiramente difícil e não apenas de pronunciar. Neste Mundial também há um jogador que gera alguns sorrisos de embaraço: Fábio Grosso. É italiano e já consta na minha caderneta.

Tiro no alvo

Cavaco sempre foi assim: cerebral, meticuloso e quase um "atirador furtivo" de políticos que visceralmente odiou. Nunca disse mais do que o queria realmente dizer. Foi o caso de Santana Lopes com o célebre artigo da boa e da má moeda, é agora com Sócrates, colocando-se deliberadamente ao lado de Teixeira dos Santos, o ministro das Finanças, no travar dos grandes investimentos públicos. O Presidente, para além de ter pedido confiança para a acção política do ministro das Finanças (para apenas este), também foi subtil ao ponto de ter dito que o Primeiro-Ministro não o informou, na reunião a dois, de quinta-feira da decisão de reponderar os investimentos públicos. Assim faz o Presidente política, a poucos meses de recandidatar-se a mais um mandato. Até há quem diga, teoria lançada há não muito tempo, que Cavaco veria com bons olhos, se Sócrates fosse posto a correr pelo PS, promover Teixeira dos Santos a Primeiro-Ministro.

Número 10 procura novo inquilino

Há um aforismo que diz que a política é a arte do possível. O mesmo é dizer da negociação. É o que acontece em Inglaterra. Os apertados resultados das eleições deixaram tudo dependente de eventuais entendimentos entre conservador o Cameron, o vencedor minoritário, e o LibDem, Clegg. Se o acordo entre os tories e os Libdem fracassar, o cinzento Brown promete aproveitar a oportunidade para formar novo governo. Uma cenário é certo: instabilidade.