24 junho, 2009

Está alguém na redacção?

33 feridos, alguns deles em estado grave, e a principal auto-estrada do país paralisada, não foram motivos suficientes para a SIC-Notícias parar a emissão, tão entretidos que estavam na conversa de café sobre a entrevista. O acidente entre um autocarro de turismo e um camião, que aconteceu às 20 horas, foi ignorado entre as 22 e as 23 horas, mais que não fosse para fazer um ponto de situação no local. Continuo na minha. Se é um escândalo um país deste ter um canal de informação 24 horas, o que dizer se esse mesmo país tem duas estações a dizer o mesmo e a ignorar, constantemente, o que verdadeiramente interessa, usando e abusando de directos inócuos?

Dia horribilis

O arquivamento da queixa de Sócrates contra um jornalista do DN por difamação, a sinistra Fundação para as Comunicações Móveis denunciada por Paulo Rangel, a monumental descoordenação entre o ministro da Agricultura e Sócrates no caso do novo arguido no Freeport e o alegado desconhecimento do Primeiro-Ministro sobre a badalada aquisição da TVI pela «dourada» Portugal Telecom, fizeram deste 24 de Junho um «dia horribilis» para o executivo. É verdade que estamos no verão, mas cheira muito a podre em S. Bento...

Vitalino recauchutado

Dizem as más-línguas que é um solteirão que adora curtir o que a vida tem de bom, com incursões em bares e discotecas, sempre em boa companhia, depois de terminar a árdua tarefa no Ministério da Justiça. João Tiago Silveira, secretário de Estado da Justiça e substituto do bafiento Vitalino Canas no papel de porta-voz do PS, teve esta noite a estreia na condição de «voz do dono». Fez tudo por tudo para não responder à questão do endividamento e realçou que o governo quer «ajudar as pessoas». Foram quase 10 minutos a debitar uma cassete, ao melhor estilo do que se faz na «universidade» da Soeiro Pereira Gomes.

Promessa arriscada

Insuflada com a confiança da vitória nas europeias, a senhora Ferreira Leite teve das suas melhores performances televisivas de sempre. Irradiava um ar bem disposto e, por certo para gaúdio de Pacheco Pereira, o realizador da SIC poupou-a ao escrutínio estético, evitando dar zoom nas proeminentes rugas da líder da oposição,no passado bem destacadas numa entrevista na RTP1. É verdade que a líder social-democrata não se comprometeu com nada, exceptuando com um ponto, que lhe pode sair caro: dizer que no caso de ser eleita primeira-ministra não aumentará os impostos, é brincar com o fogo. Da forma desgovernada como anda a nau, o melhor é não traçar cenários antecipados.

Ecos da entrevista com a senhora

Diálogo na SIC-Notícias, no rescaldo da entrevista da presidente do PSD:
Luis Delgado - Ferreira leite é que mudou de estilo...
Ricardo Costa - Mas o colar de pérolas é o mesmo...

Embuste


Um mail replicado para milhões de destinatários pode transformar-se como uma mentira repetida até à exaustão, em verdade. As duas fotos que apresentamos, segundo a mensagem que recebemos de amigos e conhecidos, são, alegamente, de uma das vítimas do Boeing da Air France que se despenhou no Atlântico. A máquina fotográfica de Paulo Muller terá sido, alegadamente, encontrada durante as operações de resgaste.
Na verdade, estas imagens são falsas, foram utilizadas na série «Lost» e alimentam, pela segunda vez um boato, visto que em 2006 foram associadas a uma colisão entre um Boeing 737 da companhia Gol e um jacto privado, onde morreram 160 pessoas.