17 março, 2009

Os «predadores» da informação emotiva

Os últimos dias têm sido férteis em tragédias envolvendo crianças. Um verdadeiro maná para os «predadores» da informação emotiva. O «Correio da Manhã» de domingo passou das marcas. Foi exaustiva a descrição que a jornalista Manuela Teixeira fez do estado de espírito dos pais do pequeno João Pedro, a criança que faleceu esquecida no carro do progenitor, no dia do funeral. «A revolta» da mulher contra o marido, transformada, depois, em «choro compulsivo» de Liliana no ombro de João Carlos atinge o apogeu por ocasião do enterro, dentro do cemitério, trecho que passamos a citar: «Já no cemitério, o caixão foi aberto para a família se despedir do bebé. Neste último adeus ao filho, João Carlos desfez-se em lágrimas, enquanto a mulher desfaleceu.»
Haja decoro! Se a auto-regulação dos órgãos de comunicação social não funciona e a ERC só serve para alimentar uns «tachos», o melhor é arranjar alternativas para combater a acelerada degradação que grassa nas páginas dos jornais e nos ecrãs televisivos. Da mesma forma que há uns anos se rubricou um pacto para não dar notícias em directo de barricados, informações deste teor deviam ser difundidas de forma factual, com o máximo de recato e sem pormenores mórbidos.

«CadeiraGate»

O «CadeiraGate» de Cabo Verde, apropriada designação que li algures no Twitter, continua a gerar ondas de choque. Os comentários sobre a alegada cadeira disputada entre Rui Pereira e a jornalista da Renascença não pararam no blog «Escola de Lavores» e na restante blogosfera. Até a alegada namorada do Primeiro-Ministro, menina Câncio de seu nome, que também assina por f., se meteu ao barulho. Há pouco até eu recebi um conselho amigo (pelo tom, provavelmente com origem em alguém próximo do ministro ou grande fã do socratismo) no comentário feito ontem aqui no blog, para lá voltar e confirmar que a jornalista já tinha admitido outra versão dos factos. A monumental «trapalhada» de parte a parte é que já ninguém apaga. Completamente «surpreendidas» pela evolução dos factos, as 7 mocinha «proprietárias» do blog escreveram hoje um post com muita humildade democrática: «A Escola está surpreendida com os resultados obtidos nos últimos dias. Tivemos um ministro da Nação a responder, milhares de visitas, quase duas centenas de comentários, links dos mais prestigiados blogs nacionais. Estamos... sem palavras. Mas temos de continuar a trabalhar». Isso mesmo. Muito tempo perdido. Muito disparate alimentado. Vão mas é todos trabalhar!

Sócrates e os apóstolos

Brilhante «pintura» esta que anda a correr na internet. Sócrates, o «Deus» socialista, acolitado pelos seus apóstolos Vitalino, Santos Silva, Alberto Martins e Silva Pereira. Costa convive animadamente, numa pose de sucessor, Soares aparece para tomar café e Alegre, ao fundo, não incomoda a paz de espírito que reina na família socialista. Segundo a Bíblia, depois do repasto, Jesus foi preso e crucificado. Haverá algum traidor sentado naquela mesa?

Despertar violento

Estava no meu ritual matinal, ainda meio estremunhado, quando oiço, proveniente da televisão, a pergunta da repórter(?) da TVI ao responsável pelas operações de busca da criança desaparecida em Matosinhos, vai para 48 horas: «Senhor capitão, pela experiência que tem do terreno, acredita que é possível encontrar com vida esta criança?». Sem estalar o verniz, o capitão respondeu, secamente, que «só por milagre» tal aconteceria. Para não lhe chamar estúpida, certamente.
PS: Continua na moda acompanhar de forma mórbida as operações de buscas de cadáveres no mar. Este, por acaso, até tem o «bónus» de Simão Sabrosa ser o tio da vítima. Mais um motivo para os «abutres» das televisões não largarem o osso.

A frase do dia

«Não se consegue resolver (a epidemia de SIDA) com a distribuição de preservativos (...) pelo contrário, vai agravar o problema», Papa Bento XVI, em viagem para África, 17 Março 2009