29 março, 2012

A frase do dia

«Os congressos dos partidos são, em geral, como as cartas de amor, muito ridículos», António Lobo Xavier, comentador da «Quadratura do Círculo», SIC-Notícias, 29 Março 2012

«Imolação» jornalística


Tremo sempre que os órgãos de comunicação social firmam pactos sobre a não difusão exaustiva de notícias sobre barricados e incêndios. É muito forte a possibilidade de o que foi alvo de acordo, não seja cumprido. Nestes fogos antecipados de Março, o instinto de qualquer pirómano adormecido deve ter despertado com as longas e pormenorizadas reportagens que têm sido exibidas nos diversos canais. Assustou-me o caso do anafado jornalista do canal público, um tal Manuel Alegre Portugal (será familiar do poeta?), que em mangas de camisa relatava o evoluir do incêndio em Penela com um fundo de intenso laranja, fruto do pasto de chamas. O repórter devia estar distante, mas parecia que estava prestes a imolar-se.

Próxima estação...Usain Bolt

A febre dos Jogos Olímpicos já contagia a capital britânica. As estações do metro de Londres vão adoptar os nomes de desportistas lendários. Bob Beamon, Carl Lewis, Roger Federer, Michael Johnson, Usain Bolt, Miguel Indurain, etc. Ao todo são 361 desportistas que substituem os nomes de estações clássicas do «tube» londrino como Victoria Station, Paddington ou Earls Court.

«Prós e Contras» em Havana

É sabido que os dois senhores da imagem não dão entrevistas, mas mantêm uma vitalidade de pensamento assinalável. Se sonhar ainda é gratuito, Fidel e o Papa Bento XVI davam um «Prós e Contras» de alto coturno, transmitido urbi et orbi. Até dava uma abébia para a Dona Fátima Ferreira brilhar na moderação do debate, caladinha, até cair nos braços de Morfeu.

Autofagia socialista

Está a ferro e fogo o grupo parlamentar do PS. Ninguém se entende para a votação das leis laborais e o fraco Zorrinho é um joguete que não os tem no sítio para dar dois murros na mesa. Os seguristas e os socráticos, que são a maioria, estão a protagonizar um duelo pouco edificante. O PS está a ficar como o PSD, autofágico.

A profecia de MEC

Grande entrevista do eterno MEC à revista do «Expresso». Original por não ter fotos do entrevistado, porque o próprio, gordo como uma vaca, preferiu não se deixar retratar. Conclusão inquietante de Esteves Cardoso, o seu antigo compagnon de route, Paulo Portas, «há de mandar nesta merda». A «merda» é Portugal. Medo.

Colete anti-carga policial

O «tuga» é imaginativo como o raio. Um iluminado lembrou-se de vestir um colete de jornalista ao Pessoa da «Brasileira», não vá o corpo de intervenção da bófia lembrar-se de malhar. Muito bom.