27 maio, 2009

O craque derrotou o «poster»


A «cidade eterna» vai ficar, para sempre, na memória de Cristiano Ronaldo por ter sido no Estádio Olímpico de Roma que o português podia ter ganho tudo esta temporada e acabou por ir de mãos a abanar para casa. Perdeu o troféu da Liga dos Campeões, o ceptro de melhor do mundo para o argentino Lionel Messi e até se deixou vencer pelos nervos, dando mostras do seu crónico (e pouco conhecido, só porque perde pouco) fraco poder de encaixe quando é derrotado. Por muito que o negue, durante esta temporada Cristiano foi pouco mais do que um «poster» fabricado e idolatrado pela sociedade mediática . Messi foi e é o mais competente da actualidade. O verdadeiro craque planetário. Ser o mais filmado e fotografado da final da Champions pode ser muito bom para rentabilizar a imagem de um jogador, mas não chega. Ao contrário do que diz o madeirense no recente anúncio do BES, que se fosse eu a fazer conseguiria a minha independência financeira para os 50 anos que me restam viver, «não é garantido». Outro dado: o Barcelona faz história, obtém o «triplete» na temporada (campeonato, taça e champions) e a Espanha junta o título europeu de selecções ao de clubes. Isto já para não falar no êxito no ténis, no basquetebol, no ciclismo, na fórmula 1 e nas motas. É certo que vitórias destas não dão de comer aos pobres, nem reduzem taxas de desemprego, mas enchem o ego e o orgulho nacionais. Para os portugueses fica a consolação de continuar a adorar o nosso «poster». Provavelmente na próxima temporada a 300 quilómetros de distância da fronteira portuguesa.

«Tachos», «cadeirinhas» e contas

Estava «inclinado» a disputar no seu estilo guerreiro o «cadeirão» da presidência do Sporting. Depois do seu momento «Marinho Grande» e de aturada reflexão, Dias Ferreira lá baixou a bolinha depois de lhe terem dado de mão beijada uma «cadeirinha», vulgo «tacho», entrando nas listas do putativo líder leonino, José Eduardo Bettencourt, para presidente da Mesa da Assembleia Geral. Um magnífico «tacho», visto que permite ao irmão de Manuela Ferreira Leite manter a tertúlia remunerada às segundas-feiras à noite na SIC-Notícias. Esta tarde, no Campo Pequeno, em Lisboa, era ver Dias Ferreira, futuro presidente da mesa da AG do Sporting, Eduardo Bettencourt, futuro presidente a partir do próximo dia 5 de Junho e Ernesto Ferreira da Silva, eterno candidato à presidência leonina, ex-presidente do conselho fiscal do clube e futuro presidente do conselho leonino, em amena cavaqueira junto à sede da BDO, a auditora de que Ferreira da Silva é sócio maioritário. Curiosamente é esta a empresa responsável pela auditoria externa das contas do BPN entre 2003 e 2008. Também é, curiosamente, a auditora das contas do Sporting Clube de Portugal, mesmo no período em que Ferreira da Silva foi presidente do conselho fiscal. Pareciam todos muito contentes e de bem com a vida. Até o Dias Ferreira, sempre com aquela cara de fastio e de quem vai dar uma cabeçada a alguém, estava sorridente. O milagre que fazem um «tacho» e uma «cadeirinha».

Morrer matando


Uma investida de um touro da ganadaria portuguesa «Palha» fez o que a imagem documenta ao toureiro espanhol Israel Lancho, na Praça de Las Ventas, em Madrid. Quando se aprestava para a estocada final, foi colhido pelo touro que lhe provocou uma ferida de 20 centímetros na cavidade toráxica, tendo igualmente afectado o pulmão esquerdo. Foi operado sob anestesia geral ainda na Praça madrileña e transportado para uma clínica da capital espanhola. O boletim clínico classifica o estado de saúde de Lancho como «muito grave».

Tributação Vital

O inenarrável Vital defendeu um imposto europeu. Se o Estado fosse a tributar todas as asneiras que saem da boca do constitucionalista da cidade do Mondego, o encaixe gerado era capaz de compensar a redução da receita fiscal. Para já, o PS aguenta-se nas sondagens para as europeias, mas perde gás a cada dia que passa. Uma abstenção monumental pode operar um volte-face, o que não surpreenderia demasiado.
PS: Só para não dizerem que hoje apenas «malho» no PS, aqui vai uma seta para baixo para Ferreira Leite. Lê-se na imprensa, que a senhora que confesa não ter jeito nenhum para comícios e festas do pão com chouriço, vai estar presente no mega-evento do Chão da Lagoa, na Madeira, também conhecida como a "Festa do Avante" de Alberto João Jardim. Eu já la estive e garanto que a confirmar-se a notícia, a líder do PSD vai «comer» com muito pó e levar uns quantos encontrões, enquanto segue a comitiva jardinista em deambulação pelas tasquinhas. Mas pelo voto faz-se tudo, não é doutora?

Basta!

Enough is enough. Dias Loureiro comunicou hoje a Cavaco Silva a sua renúncia ao cargo de conselheiro de Estado, diz a SIC Notícias. Não se sabem os contornos da demissão, mas admite-se que a oriental paciência de Cavaco para com o seu dilecto amigo se tenha esgotado. Ainda assim, devido ao arrastar da situação, o Presidente não fica bem na fotografia.
Já esta noite, no périplo televisivo, Dias Loureiro defendeu que «Estava a deixar-se passar a ideia de que ser do Conselho de Estado era uma protecção para mim e eu quero provar que não é nenhuma protecção». Muito bem. Podia tê-lo feito era há uns meses atrás. Sem dramas.

Duelo de gladiadores

Adeptos do Barcelona antecipam na Fontana de Trevi o que pode acontecer logo à noite no Estádio Olímpico de Roma, na final da Champions, diante do Manchester. A muito concorrida e movimentada «cidade eterna» assistiu nos últimos dois dias a uma avalanche de 50 mil adeptos, ingleses e espanhóis. Roma encontra-se em estado de sítio, como forma de prevenir eventuais incidentes. A «lei seca» foi decretada, mas nem todos a cumprem. Já esta manhã, dois adeptos ingleses foram feridos por arma branca.