15 fevereiro, 2009

A nobre arte de especular

À falta de novidades do caso «Freeport», temos de nos contentar com alguns trabalhos algo especulativos, mas propícios a reflexões interessantes. O «Público» de sábado esmiuça as relações de investigadores e investigados no processo que envolve José Sócrates. Algumas delas são surpreendentes:
- A procuradora Cândida Almeida foi membro da comissão de honra de Soares nas presidenciais 2006;
- O presidente da Eurojust (entidade com acesso às suspeitas inglesas sobre Sócrates) José Lopes da Mota, foi secretário da Justiça de um governo de Guterres;
. O representante português no Eurojust, António Santos Alves, foi inspector-geral do ambiente nomeado por Sócrates;
- Membro do conselho superior do Ministério Público, Fernanda Palma, é casada com o ministro da Administração Interna, Rui Pereira;
- O ministro Rui Pereira, que tutela os serviços de informação, foi escutado pelo juiz que é agora titular do Freeport;
- O chefe do SIRP, Júlio Pereira, foi braço direito de Rui Pereira no SIS.
Uma grande embrulhada de teias pessoais, num jogo de enredos de fazer inveja a qualquer dos guionistas que idealizam novelas para a TVI.

Rio de amor

Vai uma especulação danada no Brasil sobre o novo amor de Maitê Proença. O jornal «O Globo» escreveu ontem que a actriz está apaixonada por Miguel Sousa Tavares. Sim, o «muçulmano/tripeiro que vive na Bósnia/Lisboa». Maitê não esclareceu a identidade do seu novo parceiro, mas alimentou a polémica: «Não é daqui. É coisa importada", disse. Questionada sobre mais detalhes, a charmosa Maitê apenas disse: «Leia o "Rio das Flores". Também é lindo!». Em declarações ao «Público», Miguel desmente o caso, confirmando que são ambos amigos. Curiosamente, o «Globo» publicou uma foto de paparazzi em que os dois se beijam em frente ao prédio da actriz em Copacabana. Miguel jura a pés juntos que a beijou na cara. Nem ampliando a imagem o escritor parece ter razão.

Uma invulgar dinâmica autárquica

Grande agitação ontem de manhã na Baixa de Lisboa. A Avenida cortada devido a trabalhos de repavimentação e de sinalização do asfalto, fontanários a serem limpos no Jardim de S. Pedro de Alcântara e brigadas de limpeza na zona do Camões. O Costa, numa jogada de antecipação, quer mostrar alguma coisa antes que o Santana dê sinal de vida. Assim como assim, também já está no poleiro há ano e meio.

Uma marca coreana

O Kim Il Sung do Largo do Rato arrasou - não a concorrência, simplesmente porque ela não existia. Sócrates obteve 96,4 por cento dos votos nas directas do PS. Dentro de 15 dias, realiza-se em Espinho a cerimónia de (re)entronização do secretário-geral da rosa, com passadeira vermelha e muito cheiro a poder.

As mentiras de um conselheiro de Estado

Começam a ser confirmadas as declaradas mentiras do senhor Conselheiro de Estado, Dias Loureiro, em sede de comissão parlamentar. O ex-ministro justifica com «lapsos de memória». Do que é que está à espera Cavaco para substituí-lo no Conselho de Estado?