21 janeiro, 2009

A frase do dia

«Se, por esta altura, o cão de origem portuguesa já fosse o animal de estimação da família Obama, boa parte dos nossos jornais exibiriam uma fotografia da tomada de posse e a legenda: "Preto jura a Constituição sob o olhar do Bolinhas"», Ricardo Araújo Pereira, in revista Visão, 22 Janeiro 2009

Esta vida de marinheiro

A entrevista já tem uns dias, mas só ontem a conseguimos resgatar. Mário Crespo, a «estrela» do momento e com lugar cativo aqui no blog, deu uma entrevista de fundo (aquelas tontamente chamadas de «vida») ao quase insignificante "Semanário Económico", agora publicado ao sábado. Disse o senhor Crespo à júnior que o entrevistava, que prefereria McCain a Obama, porque a «credencial racial» não é suficiente, mas confessou a sua predilecção pelo Primeiro-Ministro português: «Provavelmente votarei Sócrates (...) em quem mais? (...) Neste momento, não vejo alternativa nenhuma (...) A gente de quem se rodeou são as pessoas mais fiáveis no país». Como um jornalista também é um cidadão, Crespo tem todo o direito em expressar-se, mas, seguramente, ficarei acometido de um ataque de urticária quando, um destes dias, ele convidar para se sentar à sua frente no estúdio da SIC, Silva Pereira, Santos Silva, Alberto Martins ou até o próprio Sócrates. O homem, que também se diz amigo de Horácio Roque e de Mr. Joe (por quem trata por «José», his real name) Berardo, confessa que tem um sonho: atravessar o Atlântico num barco à vela.
CRESPO - Take 1
CRESPO - Take 2

A crónica de um bom malandro enfermo

A Lusa divulgou uma notícia que revela que José Oliveira e Costa, o único detido preventivamente no caso do regabofe no BPN, está «extremamente debilitado» na sua saúde. Desmaios em público, exames em hospitais e visitas de especialistas em cardiologia à sua cela do EPL têm sido uma constante nos últimos dias. Seria uma infeliz coincidência para os investigadores que o «Zeca Diabo» - alcunha de Oliveira e Costa - tivesse de ser libertado devido à degradação do seu estado de saúde. As autoridades tiveram tanto trabalho e esperaram tanto tempo para apanhar o único malandro à face da terra que roubou o banco privado que não será fácil voltar a meter outro dentro da «gaiola».

As patetices do comandante

Todos se lembram da triste figura que o presidente do Comité Olímpico Português fez durante os Jogos de Pequim. Vicente Moura devia ter saído, sem pena, nem glória, mas agarrado ao poder, por lá se manteve. Amuadinho com a possibilidade de Portugal e Espanha organizarem um Mundial da bola em 2018, «el comandante» proferiu umas patéticas declarações hoje ao «DN»: «É pena que não se tenha feito um estudo sobre as vantagens e virtualidades de organizar os Jogos Olímpicos em Portugal, para se saber se é ou não um disparate». Vicente Moura dixit. Disparate talvez não seja, mas é capaz de ser uma cretinice. Tenha juízo. Reforme-se, homem!

Obama, dia 1

A avaliar pelo primeiro dia de presidência, Barack Obama arrisca-se a ser mais frenético do que Sarkozy. Para começar, medidas em catadupa, uma das quais, simbólica, congelar os salários de altos cargos da sua administração que aufiram mais de 100 mil dólares/ano.
Ainda sobre Obama, aproveitamos este post para agradecer a Pedro Rolo Duarte por ter citado, uma vez mais, este blog no seu programa «Janela Indiscreta» da Antena 1, mais concretamente o texto em que chamámos a atenção para as «expectativas messiânicas» que rodearam a cerimónia de tomada de posse do 44.º presidente americano.

W. passa testemunho a H.

Quando passava 1 minuto das 12 horas de ontem (em Washington) entrou em funcionamento o novo site da Casa Branca. Uma completa ruptura com o anterior modelo, que durou 8 anos, com George W. Bush. Agora, é Barack H. Obama quem mais ordena.