08 outubro, 2007

Rua com elas!

O treinador do Dinamo de Kiev, Jozsef Szabo, encerrou os seus jogadores no estágio para evitar que estejam perto das mulheres, argumentando que os seus homens "têm de trabalhar duro". "Fechámo-nos porque as mulheres são um grande desastre para o futebol. Não compreendem que os seus homens devem trabalhar, pois o que fazem exige muito desgaste". Szabo é dos tais que não partilha a opinião que sexo antes dos jogos dá bons resultados.

O outro lado do mito

9 de Outubro de 1967. Morria o homem, nascia o mito. A "alma mater" da revolução cubana que é, seguramente, um dos ícones do século passado. Simplesmente "Che" para muitos. A revista brasileira "Veja" decidiu comemorar os 40 anos da morte do líder guerrilheiro com um trabalho de investigação em que deita por terra o seu lado mitológico. A publicação aponta que a sua vida foi uma "sucessão de fracassos", pessoais e enquanto guerrilheiro, e rejeita que algumas das frases alegadamente proferidas por "Che" Guevara tenham alguma vez sido ditas. Segundo a "Veja", as palavras finais do guerrilheiro foram as seguintes: "Não disparem. Sou "Che". Valho mais vivo do que morto". Para os autores da "peça", o pedido de misericórdia, rejeitado, de Ernesto Guevara aos seus verdugos, "não combina com a aura mitológica criado em torno de tudo o que se refere à vida e à morte". Mesmo com polémica, o mito está ao rubro e bem vivo.

"Momentos-Chávez"

O impagável Pacheco da Marmeleira, famoso pelo cabelo em desalinho e pelo multitudinário blog Abrupto, baptizou como "Momentos-Chávez " as "sessões de propaganda" do primeiro-ministro, José Sócrates. Palmas para a imaginação do Pereira, mas não chegou ao nosso conhecimento que o chefe do governo de Portugal tenha um programa, em canal aberto ou codificado, dirigido à educação das massas.

Com as "orelhas" a arder

O escritor, e jornalista em part-time, José Rodrigues dos Santos, partiu a loiça no domingo, ao dizer à "Pública" que a administração da RTP passa recados do poder político e afirmou-se "desmotivado" depois de "ver o poder interferir despudoradamente na informação". Rodrigues dos Santos, que não esconde o seu ressabiamento desde que foi afastado do "poleiro" no canal do Estado, retractou-se hoje no DN, ao afirmar que as suas declarações reportam-se "exclusivamente sobre o período em que foi director de informação", ou seja entre 2002 a 2004. Afinal as suspeições levantadas por Cintra Torres e pelo PSD sobre as alegadas pressões do governo sobre os responsáveis pela RTP para as notícias dos incêndios serem desvalorizadas não estão abrangidas pelas palavras do "orelhas". Ficamos mais descansados.

Felizes frustrados

O milhares de "tesos", têm agora a concorrência à altura de muitos que, em estado mais avançado de desespero, se encontram à beira do precipício: os sobreendividados. Gastam o que têm e o que não têm, pedem emprestado, usam e abusam do crédito, multiplicam pedidos de empréstimo. São uns felizes frustrados. E as estatísticas não mentem. O número de famílias que recorrem ao Gabinete de Apoio ao Sobreendividamento da DECO subiu 63 por cento nos primeiros oito meses do ano, face a igual período de 2006, afirmou à agência Lusa fonte da associação de defesa dos consumidores. Desde Janeiro a Agosto de 2007 chegaram à DECO 861 processos novos de endividamento, contra 527 registados em igual período do ano passado. Enquanto meditam, passem pelas livrarias e comprem "A felicidade paradoxal - ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo,", do filósofo Gilles Lipovetsky.

Frase para mais tarde recordar

"O Sporting não tem alianças com ninguém; e, enquanto eu for presidente, não fará alianças com ninguém", Filipe Soares Franco, presidente do Sporting, A Bola Online, 8 Outubro 2007

150 mil mentiras

Deu brado a aquisição da TVI pelos espanhóis e socialistas da Prisa. Questionou-se a independência jornalística da estação. Hoje, no "Jornal Nacional", o canal deu uma prova do contrário ao difundir uma "peça" sobre a promessa falhada do governo (socialista) dos 150 mil empregos que iria criar em Portugal, com imagens de arquivo de Sócrates em campanha eleitoral. Se este blogue fosse um jornal, era uma setinha para cima para a informação do canal de Queluz de Baixo.