15 março, 2009

Ai as mulheres!

Jornada aziaga para o Benfica. Derrota caseira e relegado para o 3.º posto a 5 pontos do líder. Tal facto acontece depois de Quique Flores ter ido ao programa de Alexandra Lencastre na TVI e ter sido alvo de fotos de paparazzi em intimidades com uma loira desconhecida na baixa de Lisboa, publicadas na revista de TV do DN da última sexta-feira. Não há dúvida, as mulheres andam a desorientar o homem. E o «glorioso» é que paga. Aquilo no sábado foi verdadeiramente miserável. O Vieira bem pede paciência, mas vai começando a faltar.

Outro especialista em fotocópias

O investigador-mor do Reino, o jornalista José António Cerejo, escreve hoje no «Público» que o trabalho que o Ministério da Educação encomendou a João Pedroso, professor do ISCTE e irmão de Paulo Pedroso, não passa de meia centena de pastas cheias de fotocópias do Diário da República e de índices dos diplomas fotocopiadas. O dito trabalho está ao abandono numa sala fechada do edifício da 5 de Outubro. Segundo o jornal, o Estado, ou seja, todos nós, pagou a Pedroso 290 mil euros pelo serviço e mais cerca de 20 mil a dois colegas. A notícia não revela se Pedroso ultrapassou as 61 mil cópias tiradas por Paulo Portas antes de abandonar o Ministério da Defesa, mas de um coisa, eu estou certo, com o dinheiro pago pelo Estado ao irmão de Pedroso, o Paulo, eu podia meter uma «licença sabática» no serviço durante um anito e viver à grande e à francesa.

Confusão no Bloco Central dos «tachos»

O entendimento no Bloco Central dos interesses e dos «tachos» SA, já conheceu melhores dias. PS e PSD estão a travar um combativo braço de ferro para a nomeação do sucessor de Nascimento Rodrigues na Provedoria de Justiça. Já lá vão quase 9 meses desde que expirou o mandato do provedor e os dois partidos teimam em não chegar a uma solução, com sucessivos nomes de parte a parte a serem vetados, o que não deixa de ser estranho, visto que este cargo, pese o seu simbolismo, é importante meramente ao nível de recomendações. Impõe-se a pergunta: o que é que a Provedoria tem?

Notícias vindas do nada

Na sempre sagaz revista de imprensa dos fim de semana na RTP-N, a professora universitária Felisbela Lopes alertou para a falta de sustentação da notícia que faz a manchete do semanário «Sol». «Teixeira dos Santos vai substituir Constâncio», lia-se no jornal do arquitecto Saraiva, agora na posse de angolanos. Nas páginas interiores, uma notícia sem autor, pouco detalhada, especulativa, com base em cenários hipotéticos e sem fontes identificadas. «O SOL apurou», não é propriamente o que se ensina nas escolas de comunicação social. Infelizmente, é esta a «fotografia tipo passe» da nossa imprensa.

Just for men

A edição portuguesa da «Playboy» vai estar em banca a 27 de Março e para começar serão impressos 100 mil exemplares, a um preço de capa de 3,95 euros. O antigo jornalista do «Record», André Pipa parece estar confirmado como o director da publicação. Falta apenas saber quem vai estrear a capa da revista. O leitor tem preferência? Partilhe connosco.

A Liga fantástica

Vale a pena ser assinante da Sport TV só para assistir aos jogos da Liga Inglesa. A histórica vitória do Liverpool em Old Traford, diante do Manchester United, por 4-1, foi um dos melhores jogos que vimos este ano. Pode não se jogar bem, mas o tempo útil de jogo é elevado e o objectivo é mais a baliza e menos ludibriar o árbitro. Uma das imagens da tarde aconteceu quando Steven Gerrard beijou a objectiva da câmara depois de operar a reviravolta no resultado.