24 julho, 2007

Um soco no estômago

Os candidatos democratas às presidenciais norte-americanas 2008 responderam ontem na Virginia a perguntas de cidadãos anónimos via You Tube. Uma das questões mais dramáticas pertenceu a Kim, 36 anos, natural de Long Island, que após ter retirado a peruca que usa para esconder a queda de cabelo provocada pelos tratamentos de quimioterapia ao cancro de mama de que padece, perguntou aos candidatos o que pensavam fazer para assegurar que os cuidados de saúde fiquem ao alcance de todos os americanos. Veja o video

Tudo boas raparigas...

Paris Hilton levou um correctivo e sossegou a cabecinha inconsciente, mas já tem uma sucessora à altura, Lindsay Lohan. A actriz, acabadinha de sair de um centro de reabilitação, foi interceptada pela polícia com posse de droga e por conduzir embriagada. Por este andar, a menina Lindsay, que como podem ver na foto, já tem o seu cadastro bem sujo, arrisca-se a passar um mesito de quarentena numa prisão VIP da Califórnia.

"Googlear" por aí

Eu sou dos que costuma dizer que "o Google tem tudo". E não é que agora se soube que o motor de pesquisa pode dar dicas para ladrões pouco experimentados? Em Colorado Springs, nos "states", pois claro, dois aventureiros decidiram assaltar uma caixa forte de um centro recreativo, mas não tinham bem ideia como fazê-lo. A proximidade de um terminal de computadores permitiu fazer uma busca rápida no Google, recorrendo à seguinte frase: "Como abrir/forçar uma caixa forte". A pesquisa deu frutos e em poucos minutos os dois ladrões recém-licenciados na arte do furto levaram 12 mil dólares para casa. A polícia continua sem identificar os larápios, mas tem uma pista: estes amigos do alheio adoram "googlear"...

Sabia que...

Bisbilhotar no trabalho custa 13 dias de produtividade por ano. O que equivalente a 126 milhões de euros?

O que faz falta é sossegar a malta

A pedido de muitas famílias, várias petições e múltiplas pressões, o Ministério da Educação arquivou o processo que pendia sobre o professor Fernando Charrua.No despacho de arquivamento a ministra Maria de Lurdes Rodrigues, declara como “provados os factos de que o arguido foi acusado” justificando a sua decisão com o facto de “o visado nas afirmações do arguido seria não um superior hierárquico directo mas o próprio Primeiro-Ministro”.
Ora, acrescenta ainda a ministra da Educação que “a aplicação de uma sanção disciplinar poderia configurar uma limitação do direito de opinião e de crítica política, naturalmente intolerável na nossa sociedade democrática”. A suspensão que tinha sido aplicada a Fernando Charrua foi de imediato revogada.
Charrua já disse que não se vai calar e promete levar o caso aos tribunais. Moral da história: a quase dois anos de eleições, não vale a pena levantar muitas ondas. Com o PSD pelas ruas da amargura, tiques de autoritarismo neste momento, a nada conduzem e o que é preciso é manter a malta sossegada e ordeira.



Nuvens negras sobre o ciclismo

O ciclismo recebeu hoje mais um duro golpe, quiçá de misericórdia, à sua credibilidade. O ciclista do Kazaquistão, Alexandre Vinokourov deu positivo no controlo anti-doping realizado no final da etapa de sábado, um contra-relógio no qual saiu vencedor. O laboratório onde se realizou a análise detectou na amostra de sangue A de "Vino" glóbulos vermelhos de diferentes origens, fruto de uma transfusão exterior que deverá ter tido lugar pouco antes da etapa. Obviamente que com truques destes, a capacidade de resistência de um ciclista é incomparavelmente maior. Se dúvidas havia, elas ficaram dissipadas: não é com águas Perrier, café com leite ou sandes de courato que se fazem dois mil quilómetros em três semanas e se escalam montanhas de categoria especial. O futuro é negro para esta modalidade que está cada vez mais sob suspeita e vê os patrocinadores iniciarem a debandada.

Mais uma vítima do Big Brother

O Big Brother continua a gerar novos proscritos sociais em Portugal. Primeiro, o ícone de Barrancos, Zé Maria, que da fama até à tentativa de suicídio, foi um passo, Mário Ribeiro, que vai passar 6 anos atrás das grades por pertencer a um gang organizado e, finalmente, agora a "fava" calhou a Bruno Timóteo, residente em Barcelos. O ex-concorrente do reality show que abalou o país teve os seus 15 minutos de fama no BB, abandonou a profissão de pasteleiro, passou para relações públicas de discotecas no Minho e agora arrisca-se a ver o sol aos quadradinhos durante alguns anos por alegadamente integrar um grupo de deliquentes especialista em furtos, desarticulado pela polícia, numa operação baptizada com o original nome de "El Pibe 1x2".

Cenas de um tribunal


A chegada a um qualquer tribunal deste país de um presumível inocente até prova em contrário,um suspeito, um arguido ou um criminoso confesso, é motivo para fazer "acampar" as televisões com a sua parafernália de meios técnicos. Hoje, aconteceu mais uma cena digna dos "apanhados", quando à porta do concorrido tribunal da Figueira da Foz, chegou "El Solitário", o criminoso mais procurado da Península. A confusão do costume, com pessoas enredadas nos cabos das televisões, empurrões, gritos e os mirones de sempre. Questionados pelo repórter da SIC, que procurava encher uns chouriços enquanto "o malandro que roubava bancos" não chegava, os populares debitaram pérolas que registámos para a posteridade: "Viemos ver o homem. A figura do senhor" ou "estamos de férias. Viemos dar fé". O povo é tão genuíno quando abre a sua alma...