skip to main |
skip to sidebar
Ao terceiro dia de greve dos camionistas, o governo espanhol mandou 25 mil polícias para as ruas para restaurar a ordem social. Muita pancada, muitas cabeças partidas, de parte a parte, é certo. Mas o Estado deve comportar-se com autoridade, se não quer ser humilhado. Deste lado, no país paralisado e na reserva, privilegia-se a lógica das negociações e do diálogo. Sócrates tem um medo que se pela de mandar a polícia de choque para as ruas. Vem-lhe à memória o fim do cavaquismo.
«Gosto do branco...o branco da selecção», Cristiano Ronaldo, ironizando sobre as semelhanças do equipamento da equipa nacional e o equipamento do Real Madrid, El Mundo, 11 Julho 2008
A loucura dos chineses pelas Olímpiadas é de tal ordem que mais de 4 mil crianças, a maioria varões, foram baptizadas nos ultimos 15 anos com o nome «Aoyun», ou seja Jogos Olímpicos, em chinês. Os jogos, a prova desportiva, bem entendido, começam em Agosto.
O calculismo e a alguma sorte que as equipas e Scolari costumam ter, voltou a ser a fórmula de sucesso. Vitória justa de Portugal perante os checos, mas com uma preocupante taxa de passes enviesados e «buracos» defensivos. Deco foi, de longe, o melhor e Cristano Ronaldo teve dois lampejos durante os 90 minutos. Sem grandes sobressaltos, Portugal pode alcançar as meias-finais para nessa fase «colidir» com o muro alemão. Será a prova dos nove. Sem direito a erros. Goste-se ou não do estilo, Scolari está, uma vez mais a fazer história. Há 4 anos consecutivos que o país vibra com sua selecção. Definitivamente, estamos (bem) mal habituados, porque ele de «burro» não tem nada.
Já se intuia que Scolari sairia no final do Euro, mas menos provável era a notícia que a sua contratação seria anunciada durante o campeonato. O «sargentão» vai para o Chelsea a partir de 1 de Julho e o seu feitio irascível promete fazer as delícias da imprensa inglesa. Aposto um jantar que Deco também vai ter necessidade de arranjar casa naquele que é um dos bairros mais caros de Londres. O «Felipão» que conquiste o caneco na Suiça e na Áustria e os «tugas» perdoam-lhe tudo, inclusive a cena de boxe com o sérvio.
Caros telespectadores e portugueses em geral, pedimos desculpa pela interrupção. Por motivos patriótico-futeboleiros, a crise será retomada nos telejornais das 20h.